Justiça do Trabalho do Paraná conclui Semana da Conciliação com resultado histórico

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho do Paraná conclui Semana da Conciliação com resultado histórico
Foto: Gil Ferreira/CNJ
Compartilhe

A Semana Nacional de Conciliação Trabalhista 2023 está com produtividade expressiva no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR). Com a participação de unidades de todas as regiões e com intenso trabalho nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs), o tribunal recebeu pedidos de designação de audiências em número muito superior às outras edições do mutirão, permanecendo, ao longo da semana, em primeiro lugar entre os tribunais de médio porte nos três quesitos principais dados contabilizados até a tarde da última sexta-feira (26/5):

  • número de audiências realizadas (4.968),
  • valores conciliados: mais de 44 milhões de reais,
  • arrecadação total de mais de 53 milhões de reais.

Para a presidente do Tribunal, desembargadora Ana Carolina Zaina, o resultado, antes mesmo da consolidação dos números, já é histórico, pois supera em cerca de 60% o resultado do ano passado, que já havia colocado o TRT paranaense em primeiro lugar na Semana Nacional de Conciliação, entre os tribunais de médio porte da Justiça do Trabalho.

Observei emocionada, ao longo da semana, o empenho e a competência das senhoras e dos senhores para a conciliação. Vi seriedade, experiência, empatia, estratégia, e sobretudo uma profunda compreensão acerca da essência da Justiça do Trabalho, que é a conciliação”, disse a desembargadora. “Resgatar a noção sobre o sentido do nosso trabalho – prosseguiu – é o que considero mais importante no presente momento do Tribunal. E hoje vemos aqui, na prática, realizada na entrega da jurisdição, por meio da conciliação, a exibição mais simples e mais profunda desse propósito”.
A presidente destacou, ainda, o foco permanente da Escola Judicial do TRT-PR na formação de juízes com vocação para a conciliação, e saudou os resultados dessa política.

Fonte: TRT9