Justiça do Piauí disponibiliza formulário que auxilia municípios na regularização fundiária

Você está visualizando atualmente Justiça do Piauí disponibiliza formulário que auxilia municípios na regularização fundiária
Em sete meses, o Programa Regularizar emitiu mais de 10 mil registros de matrículas imobiliárias para moradores de comunidades da capital e do interior do estado - Foto: Ascom TJPI
Compartilhe

Os municípios do Piauí interessados em receber informações sobre o Programa Regularizar e sobre como proceder com a elaboração de projetos para regularização fundiária já podem preencher o cadastro, acessando o formulário no link , que está disponível no portal do Programa Regularizar.

Por meio da ferramenta, os gestores informam a situação dos seus municípios e passam a receber informações sobre os procedimentos a serem adotados para a regularização de suas áreas.

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), desembargador Hilo de Almeida Sousa, enfatiza que o Programa Regularizar é um instrumento que vem materializando o direito fundamental à propriedade e à moradia, com a emissão do registro do imóvel em nome do beneficiário legal, sendo a cooperação com entes públicos e privados um dos seus pilares, ao lado do aperfeiçoamento normativo, da simplificação e da inovação tecnológica.

Foto: Ascom TJPI

Leonardo Brasileiro, juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Programa Regularizar, pontua que, no âmbito do Tribunal de Justiça do Piauí, o protocolo e o processamento dos projetos de regularização fundiária urbana elaborados pelo Estado e pelos municípios estão previstos no Provimento Conjunto TJPI nº 89/2023, alterado pelo Provimento Conjunto TJPI nº 111/2024, sendo normativos alinhados ao Provimento n. 158/2023.

“Cabe aos municípios, enquanto entes responsáveis pela ordenação de seu território, as ações e elaboração de projetos para a regularização fundiária urbana de suas áreas, conforme prevê o artigo 182 da Constituição Federal”, lembrou Leonardo Brasileiro.

Atualmente, tramitam no Programa projetos de regularização do estado (Prourbe), dos municípios de Teresina, Tanque do Piauí, Juazeiro do Piauí e Coivaras.

Foto: Ascom TJPI

Durante os sete meses desde o lançamento de sua nova versão, o Programa Regularizar emitiu mais de 10 mil registros de matrículas imobiliárias para moradores de comunidades da capital e do interior do estado, com perspectiva de emissão de 20 mil  registros até o final deste mês de abril.

Fonte: TJPI

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais