Justiça do Maranhã participa de ação social voltada às mulheres da zona rural de São Luís

Você está visualizando atualmente Justiça do Maranhã participa de ação social voltada às mulheres da zona rural de São Luís
Foto: Ascom TJMA
Compartilhe

Visando fortalecer e promover o debate e a conscientização sobre a violência contra as mulheres por meio de ações informativas, cuidados com a saúde e inclusão no mercado de trabalho de mulheres do bairro Maracanã, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) firmou parceria com as empresas KW do Brasil, CMPC Industrial e Montisol no evento “Por Elas 2023”, realizado na sexta-feira (19/5), na Unidade de Educação Básica Joaquim Pinto – Maracanã.

Temas como a violência doméstica e familiar, o feminicídio, o assédio sexual e a cultura do estupro foram abordados durante a programação. Além disso, o  “Por Elas 2023” contou com a presença de especialistas, ativistas e representantes de organizações que atuam na defesa dos direitos das mulheres. O evento ainda ofertou oficinas de qualificação e orientação profissional, serviços de saúde destinados a mulheres e crianças; distribuição de materiais informativos e rodas de conversa.

A iniciativa é uma parceria do  Poder Judiciário do Maranhão, por meio da Cemulher, Ouvidoria da Mulher e Diretoria do FERJ (projeto Registro Cidadão); conta, também, com o apoio do Hemomar, UFMA, ONG Elas Faz, ONG Menstrual e Conselho Tutelar.

Na oportunidade, a equipe da Cemulher, representada pelo coordenador administrativo Arthur Darub, pela assistente social Josemary Almeida e pela psicóloga Ericka Nascimento, desenvolveram o Programa Maria da Penha no Cotidiano por meio de rodas de diálogos, atendimentos individuais, orientações e distribuição de materiais informativos sobre o fenômeno da violência doméstica e familiar e a Lei Maria da Penha.

As empresas KW do Brasil, CMPC Industrial e Montisol são parceiras da Cemulher, por meio da adesão ao projeto “Valoriza Mulher”, que atua na mobilização das empresas e fomenta ações e /ou projetos com foco na igualdade de gênero e no enfrentamento às violências contra as mulheres.  Esse projeto tem como público-alvo, empresas de pequeno, médio e grande porte que, anualmente, são reconhecidas pelo TJMA, recebendo estatueta e/ou placa intitulada “Valoriza Mulher”.

Fonte: TJMA

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais