Justiça 4.0: Curso de Java vai desenvolver competências digitais

Você está visualizando atualmente Justiça 4.0: Curso de Java vai desenvolver competências digitais
Compartilhe

O Programa Justiça 4.0 lançou, nesta segunda-feira (30/5), as inscrições para o curso Java Básico. Esse é a primeira de uma série de quatro capacitações direcionadas a profissionais do Poder Judiciário produzidas em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS). O objetivo é desenvolver competências técnicas para apoiar a implantação, utilização e disseminação do uso da Plataforma Digital do Poder Judiciário nos tribunais.

“O reconhecimento e desenvolvimento das competências dos colaboradores é fundamental para as instituições evoluírem em seu nível de maturidade de governança digital e permitir que todos os servidores trabalhem em rede com uma linguagem padronizada”, explica o juiz auxiliar da Presidência do CNJ Alexandre Libonati. “O objetivo dos cursos, produzidos em parceria com uma instituição referência no país, é promover o nivelamento tecnológico de servidores nos tribunais para que estejam aptos a utilizar a Plataforma Digital, que será a base tecnológica do Poder Judiciário.”

As habilidades digitais estão entre as competências profissionais do serviço público do futuro, segundo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No entanto, ainda de acordo com a própria organização, a maior parte dos países têm o desafio comum de atrair profissionais para o setor público que já possuem essas competências digitais. O investimento na formação de servidores e servidoras apoia que as instituições públicas possam avançar na qualificação de seu corpo técnico e acelerar a entrega de valor público em um mundo digital.

O aperfeiçoamento funcional em temas de tecnologia da informação é uma das frentes de atuação do Programa Justiça 4.0, desenvolvido em parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF), com apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

No início do ano, o CNJ definiu, na Resolução n. 443/2022, que os tribunais devem instituir planos de capacitação para nivelamento técnico de profissionais efetivos e comissionados nas áreas de tecnologia. Além disso, prevê que concursos públicos e contratações na área de tecnologia já abarquem conhecimentos específicos mínimos.

Java Básico

Ofertado na modalidade autoinstrucional, o curso possui carga horária de 40 horas, distribuídas em 20 módulos, que são disponibilizados gradativamente na plataforma de ensino à distância (EAD) do CNJ. Já estão disponíveis três unidades, com previsão de liberação dos módulos restantes ao longo da semana.

Composta por videoaulas, materiais de apoio e atividades práticas, a formação vai habilitar a pessoa participante a desenvolver e manter soluções de software utilizando a linguagem de programação Java. Embora o público-alvo sejam servidores, servidoras, magistrados e magistradas, o curso é aberto a qualquer pessoa interessada. Não é necessário comprovar qualificação prévia no ato da inscrição. Ao cumprir os requisitos mínimos de participação e atividades avaliativas, é emitido um certificado.

Entre os tópicos abordados, são apresentados conceitos de programação, fundamentos do Java, configuração de um ambiente de desenvolvimento, programação orientada a objetos e funções, uso dos principais pacotes da implementação Java Standard Edition 15 e depuração de código.

Outros cursos

Ainda neste ano, está previsto o lançamento de outros três cursos a distância: Java Avançado, Angular e Testes Automatizados. A escolha de uma formação específica em Java considera a grande disseminação do uso dessa linguagem em sistemas do Poder Judiciário, como a própria Plataforma Digital. A previsão de lançamento e outras informações estão disponíveis na página https://www.cnj.jus.br/formacao-e-capacitacao/pdpj/.

Como se inscrever

  1. Acesse a Plataforma EAD do CNJ: https://www.cnj.jus.br/eadcnj;
  2. Na página inicial, clique em “Acesse aqui” e digite seu CPF e a senha;
  3. Caso ainda não tenha uma conta na plataforma, clique em “Criar uma conta”;
  4. Na tela seguinte, preencha os dados solicitados e clique em “Criar minha conta”;
  5. Você irá receber um e-mail de confirmação do seu cadastro;
  6. Pronto! Basta acessar a plataforma e você está no ambiente de cursos;
  7. Agora, basta localizar o curso desejado e iniciar.

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados