Juíza de Mato Grosso assume presidência do Fonavid

Compartilhe

A juíza Ana Cristina Silva Mendes, titular da primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Cuiabá, em Mato Grosso, foi eleita a nova presidente do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Fonavid). O novo vice-presidente é o juiz Álvaro Kalix Ferro, representante do Estado de Rondônia.

O anúncio foi realizado pela juíza Luciane Bortoleto, do Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher de Curitiba (PR), que até então presidia o evento, na manhã desta sexta-feira (25 de novembro), no Hotel Deville. Na ocasião, a magistrada lembrou ainda que o IV Fonavid será realizado em Rondônia, em 2012.  

A juíza do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) foi responsável pela coordenação do III Fonavid, considerado o melhor evento já realizado. Para a magistrada, é uma honra presidir o Fórum, que trabalha um assunto de tamanha relevância. “Eu amo essa causa e prometo trabalhar para que a próxima edição do Fonavid seja ainda melhor que esta. Sinto-me lisonjeada em poder organizar um evento como este”.

Conforme a juíza Ana Cristina Mendes, o III Fonavid foi bastante produtivo, com muitas ideias novas surgindo e sendo discutidas entre os magistrados de todo o país. Durante o Fórum, foram realizadas palestras e mesas de debates que resultaram em vários novos enunciados para auxiliar o entendimento da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha.

Cabe à presidente nacional a missão de representar o Fórum junto a todos os órgãos da Federação, promover ações de mobilização dos juízes em prol do combate à violência doméstica, além do envolvimento com a organização do encontro nacional de magistrados.

Quanto à escolha da sede do IV Fonavid, o juiz de direito de Rondônia, Renato Bonifácio Mello Dias, lembra que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO)  é bastante atuante no combate à violência doméstica, sempre se envolvendo em eventos desta natureza. “Somos um dos Estados que mais envia juízes e apoio técnico para participação em eventos que discutem a causa. Poder sediar o IV Fonavid é uma maneira de mostrar o crescimento de Rondônia e comprometimento do TJRO com a causa”, enfatiza.

Do TJMT