Juiz do Piauí tem aposentadoria convertida em compulsória por corrupção passiva

Você está visualizando atualmente Juiz do Piauí tem aposentadoria convertida em compulsória por corrupção passiva
11ª Sessão Ordinária de 2023 do Conselho Nacional de Justiça, conselheiro Mauro Martins e corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão - Foto: G.Dettmar/Ag. CNJ
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, por unanimidade, a conversão da aposentadoria voluntária em aposentadoria compulsória de um magistrado envolvido em denúncia de corrupção no município de Nossa Senhora de Nazaré (PI). A pena aplicada na 11ª Sessão Ordinária de 2023, realizada nesta terça-feira (8/8), se deu em função de falta cometida pelo magistrado em outubro de 2011.

Relatado pelo conselheiro Mauro Martins, o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) 0003072-92.2018.2.00.0000 rejeitou a alegação de prescrição apresentada pela defesa do juiz, bem como o argumento que questionava a sanidade mental do acusado. “O magistrado solicitou quantia em dinheiro para a então prefeita de Nossa Senhora de Nazaré. A conversa foi gravada por orientação da Procuradoria e o promotor chegou a solicitar o apoio da Polícia Federal e, na entrega do dinheiro, houve a prisão em flagrante do magistrado. As provas são robustas”, afirmou o relator.

Representante do Ministério Público Federal (MPF) no CNJ, o subprocurador-geral da República Alcides Martins, destacou que o juiz, imaginando a sanção que receberia, entendeu em pedir, voluntariamente, a própria aposentadoria. “A pena aplicada é adequada à coibição e à prevenção de atos dessa natureza”, declarou.

A responsabilização criminal do magistrado se deu por meio de uma sentença condenatória, na qual ele foi condenado a 5 anos e 10 meses de reclusão, com base no Artigo 317 do Código Penal, que prevê o crime de corrupção passiva como um ilícito penal que só pode ser praticado por funcionário público. Na ocasião, o magistrado afirmou que passava por necessidade e por isso fez o pedido à prefeita.

Texto: Ana Moura
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias 

Macrodesafio - Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais