Judiciário do RN apoia a campanha 24 Horas pelo Glaucoma

Você está visualizando atualmente Judiciário do RN apoia a campanha 24 Horas pelo Glaucoma
Foto: TJRN
Compartilhe

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), com apoio de várias entidades médicas de especialidade, lança, em todo o território nacional, a campanha 24 Horas pelo Glaucoma, no dia 26 de maio, que terá como foco o incentivo ao diagnóstico e tratamento precoces dessa doença. O presidente da entidade, José Beniz Neto, ressalta que a ação ocorre em sintonia com a Lei nº 10.456/2002 que institui esta data como Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença considerada como a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sensibilizado com a importância da causa, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em solidariedade à campanha 24 horas pelo Glaucoma convidou os Tribunais de Justiça de todo o país a aderirem a essa iniciativa. O problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão. No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas têm a doença, sendo que quase a metade desconhece sua condição por ser um transtorno de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial.

Trata-se de uma doença ocular crônica sem cura, mas que, na maioria dos casos, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão. Para chamar a atenção dos brasileiros para esse problema, o CBO, com o apoio de entidades médicas e da sociedade civil, coordenará essa campanha nacional de conscientização sobre o tema.

O CNJ e os tribunais irão colaborar divulgando a iniciativa em seus canais de comunicação e poderão também iluminar os principais monumentos sob sua responsabilidade, durante parte ou todo o mês de maio, na cor verde, escolhida para simbolizar esse esforço.

Fonte: TJRN