Judiciário do Amapá divulga balanço dos processos encaminhados ao STF e STJ

Compartilhe

Com o objetivo de dar transparência às ações do Judiciário e  tendo em vista a necessidade de divulgar as ações em 2012, o gabinete da vice-presidência do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) divulga o relatório do 1º trimestre, referente aos processos em grau de recurso encaminhados ao Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), e devolvidos com as respectivas decisões. No 1º trimestre, o Supremo Tribunal Federal julgou e restituiu ao Tribunal de Justiça amapaense, 12 processos. O STJ, por sua vez, proferiu 73 decisões em processos do Amapá encaminhados àquela Corte.

 

O relatório mostra, ainda, que no Amapá 100 processos com um volume variando entre 400 a 700 folhas foram digitalizados nos três primeiros meses deste ano. Esse quantitativo projeta algo em torno de 40 mil folhas de processos digitalizadas no primeiro trimestre deste ano.

De acordo com o mesmo estudo, esse mecanismo encurtou o tempo de envio dos autos às Cortes Superiores e a digitalização de processos reduziu, substancialmente, o dispêndio com a impressão de cópias e a utilização dos serviços postais. Segundo o relatório, essa sistemática tem contribuído para uma economia verde em respeito ao meio ambiente e ao combate aos impactos ambientais provocados pela degradação florestal, compromisso da Justiça do Amapá.

Do TJAP