Inclusão digital: Tribunal do DF orienta usuários sobre serviços on-line em Planaltina

Você está visualizando atualmente Inclusão digital: Tribunal do DF orienta usuários sobre serviços on-line em Planaltina
Foto: Ascom TJDFT
Compartilhe

Nessa terça-feira (5/8), no Fórum de Planaltina, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) promoveu a 2ª edição do Dia da Inclusão Digital, destinado a capacitar a população para o uso autônomo dos serviços digitais do Tribunal. A ação orientou cerca de 100 jurisdicionados que comparecerem ao fórum para o uso correto e simplificado de ferramentas digitais. O objetivo é dar maior independência aos usuários no acesso à Justiça.

Durante o atendimento, o público teve a oportunidade de aprender a utilizar diversas ferramentas digitais disponibilizadas pelo TJDFT, como o acesso ao sistema PJe, a consulta ao andamento processual, o uso do Balcão Virtual e a participação em audiências virtuais. Entre os serviços mais procurados, destacou-se a orientação sobre como acessar a consulta processual, seguida pelo auxílio no cadastro de login para utilização dos sistemas. A ação também contou com participação da Ouvidoria do Tribunal, com apresentação da unidade e de seus serviços.

A usuária Maria José (nome fictício) elogiou o atendimento recebido no Fórum de Planaltina/DF, com destaque para a agilidade e o acolhimento dos servidores. “Esses servidores resolvem todos os nossos problemas por meio de um atendimento rápido e acolhedor. Aqui parece outro mundo, os problemas ficam menores porque sinto que não estou sozinha. Só tenho a agradecer pela disponibilidade de todos”, comentou.

O supervisor do Núcleo da Diretoria do Fórum de Planaltina/DF, Izaney Lima, destacou a ampla variedade de serviços oferecidos diariamente à população, que vão desde simples consultas processuais e emissão de certidões até a realização de audiências virtuais por meio das chamadas salas passivas. Segundo o supervisor, a unidade atende mensalmente entre 800 e 900 pessoas, incluindo cerca de 130 atendimentos específicos em videoconferência para processos de outras regiões. O supervisor explicou que a demanda vem tanto do Distrito Federal quanto de outros estados, como Goiás, Minas Gerais e Tocantins, além da Justiça Federal e do Tribunal Regional do Trabalho. “Nosso objetivo é acolher as pessoas e garantir que elas saiam daqui com suas demandas encaminhadas”, afirmou.

Dia da inclusão digital

Criada pela Secretaria de Atendimento ao Jurisdicionado (Seaj) do TJDFT, a iniciativa visa promover maior independência aos jurisdicionados no acesso à Justiça pelos canais digitais. Diversos atendimentos práticos e acessíveis são disponibilizados ao longo do dia aos cidadãos que comparecem ao fórum em busca de ajuda jurisdicional.

A ação é organizada pela Seaj e conta com o apoio de diversos setores do Tribunal, como a Ouvidoria, no atendimento aos cidadãos; as diretorias dos fóruns, na disponibilização de salas e equipamentos; a Secretaria de Segurança e Inteligência (Sesi), no reforço da segurança dos fóruns; e o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec), que explica aos cidadãos como funciona a mediação e a conciliação e os canais disponíveis para resolver conflitos de forma amigável.

Fonte: TJDFT

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária