Honorários de administrador judicial são debatidos em reunião do Fonaref

Você está visualizando atualmente Honorários de administrador judicial são debatidos em reunião do Fonaref
3ª Reunião do Fonaref foi realizada de forma híbrida na terça-feira (16/5). FOTO: Rômulo Serpa/Ag CNJ
Compartilhe

A recomendação sobre a base de cálculo dos honorários do administrador judicial tanto nos processos de recuperação empresarial quanto nos de falência integrou a pauta da terceira reunião do Fórum Nacional de Recuperação Empresarial e Falências (Fonaref), na terça-feira (16/5).

“Os debates sobre os pontos que envolvem a recuperação são relevantes para que o juiz lá na ponta tenha subsídios para atuar com adequação e com eficiência quanto a esse tema”, avaliou o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, que conduziu o encontro. Ele ressaltou que todas as cautelas estão sendo redobradas devido à elevação da quantidade de recuperações.

O grupo, reunido tanto presencialmente na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quanto por videoconferência, avaliou a minuta apresentada pelo juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Daniel Carnio Costa. Após aprovação com retificações, o texto será submetido ao Plenário do CNJ em data a ser definida.

Mediação empresarial

Aos participantes da reunião foi apresentado o Manual Prático de Mediação Empresarial, elaborado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com o CNJ. A publicação deverá ser lançada no segundo semestre deste ano.

Durante a reunião, os integrantes do Fonaref ainda deliberaram sobre a indicação de novos participantes do Fórum e analisaram a sugestão apresentada pelo Instituto Recupera Brasil sobre o fresh start. Trata-se de benefício legal concedido ao empresário falido de boa-fé para retomar atividade econômica.

Para estimular a cooperação judiciária, os integrantes do Fonaref também discutiram sobre a elaboração de termo de cooperação técnica que aproxime o juízo recuperacional e falimentar.

Presentes na sede do CNJ, a reunião do Fonaref também contou com a participação do conselheiro Marcos Vinícius Jardim e dos advogados Juliana Bumachar, Bruno Galvão Souza Pinto de Rezende e Flávio Antônio Esteves Galdino. Por videoconferência, participaram o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alexandre Belmonte, os desembargadores Mônica Maria Costa Di Piero, José Roberto Coutinho de Arruda, Marcelo Fortes Barbosa Filho e Alexandre Alves Lazzarini, as juízas Clarissa Somesom Tauk e Giovana Farenzena, além dos advogados Paulo Penalva Santos, Luiz Fernando Valente de Paiva, Victória Vaccari Villela Boacnin e Geraldo Fonseca de Barros Net.

Elaboração de estudos

O Fonaref foi instituído pela Resolução CNJ n. 466/20, para a elaboração de estudos e medidas que aperfeiçoem a gestão de processos de recuperação empresarial e falências. Esse colegiado tem a incumbência de aprofundar a contribuição de grupo de trabalho sobre o mesmo tema, instituído durante a pandemia de covid-19. À época, foi editada a Lei 14.112/2020, que alterou a Lei de Recuperação Judicial e Falência, devido à crise econômica vivenciada pelo Brasil.

Texto: Margareth Lourenço
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos