Grupo de Trabalho de Saúde Mental de Pernambuco realiza 1ª reunião de trabalho em 2023

Você está visualizando atualmente Grupo de Trabalho de Saúde Mental de Pernambuco realiza 1ª reunião de trabalho em 2023
Foto: Ascom TJPE
Compartilhe

No mês de maio, especificamente no dia 18, é celebrado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, uma data importante que visa a respaldar os direitos das pessoas com transtorno mental, além de combater a ideia da necessidade de isolamento, bem como o preconceito que estigmatiza e generaliza quem sofre dessa condição. Sobre o tema, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) participa da construção do Programa Estadual de Atenção Integral à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (PAT-PE), no qual atua juntamente com outros órgãos do Sistema de Justiça e do Poder Executivo, buscando fomentar uma política pública estadual e, assim, promover a desinstitucionalização de pessoas com transtorno mental em conflito com a lei por meio do Grupo de Trabalho de Saúde Mental, criado pela Portaria Conjunta n. 1/2021.

Entre as conquistas e desafios para a elaboração do PAT-PE, estão a realização de diversas reuniões para construir e fortalecer fluxos e amparos interinstitucionais no âmbito do direito à saúde mental. O primeiro encontro presencial do Grupo de Trabalho de Saúde Mental, este ano, foi realizado no dia 17 de maio, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano.

A reunião contou com a presença de instituições do Sistema de Justiça e do Poder Executivo. Participaram também da reunião, outros integrantes do grupo, representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Ressocialização, da Equipe de Avaliação e Acompanhamento das Medidas Terapêuticas Aplicadas às Pessoas com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EAP), entre outros.

Segundo o coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do TJPE, juiz Roberto Bivar, que participou da reunião, ao se discutir parâmetros, fluxos e serviços, o objetivo é fortalecer o diálogo entre o Poder Judiciário e a política pública de saúde, para um mais qualificado acompanhamento das pessoas com transtorno mental e em conflito com a lei.

Para a coordenadora em Pernambuco do Programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça, Jackeline Florêncio, “as discussões no Grupo de Trabalho apontam para o direito ao tratamento do problema de saúde mental desde a audiência de custódia até uma eventual execução de medida de segurança. A intenção é garantir o direito à saúde da pessoa acusada e os encaminhamentos necessários para a Rede de Atenção Psicossocial, com foco no cuidado, realizado em serviços comunitários.”

Jackeline Florêncio enfatiza que o Poder Judiciário tem um importante papel na garantia e na implementação da Lei 10.216, bem como da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 113/2010 e da Recomendação CNJ n.35/2011, normativos que preconizam o cuidado em liberdade e enfatizam a importância de garantir uma atenção e cuidado às pessoas em sofrimento mental em conflito com a lei no âmbito do território, nos espaços de saúde e assistência. Ela destaca também a consonância do trabalho com a Resolução 487/2023 do CNJ, recentemente publicada, que institui a Política Antimanicomial do Poder Judiciário e estabelece procedimentos e diretrizes para implementar a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas no âmbito do processo penal e da execução das medidas de segurança.

“Em Pernambuco, antes mesmo da Lei Federal 10.216/2001, foi criada a Lei Estadual 11.604/1994, que dispõe sobre a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos pela rede de atenção integral à saúde mental. Desde a sua publicação, vêm sendo desenvolvidas diversas iniciativas de proteção a pacientes com transtornos mentais em conflito com a lei. Assim, Pernambuco, seguindo boas práticas nacionalmente reconhecidas, se compromete a promover a inserção dessas pessoas na rede de atenção psicossocial, de modo que sejam efetivamente cuidadas, abandonando gradativamente o modelo asilar de aprisionamento de pessoas com transtornos mentais”, observa Jackeline.

Fonte: TJPE

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal