Gestão de tribunais tem até 26 de maio para participar da 1ª etapa do Diagnóstico Justiça 4.0

Você está visualizando atualmente Gestão de tribunais tem até 26 de maio para participar da 1ª etapa do Diagnóstico Justiça 4.0
Compartilhe

Começa nesta segunda-feira (15/5) a primeira fase nacional do Diagnóstico Justiça 4.0: Pesquisa sobre o Impacto da Implementação dos Núcleos de Justiça 4.0, Balcão Virtual e Juízo 100% Digital. O estudo é feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito do Programa Justiça 4.0, a partir da análise dos dados estatísticos existentes no CNJ e de informações coletadas por meio da aplicação de questionários on-line.  

O propósito da pesquisa é investigar o pressuposto de que a implementação das políticas tecnológicas do PJ 4.0 gerou a criação de novos fluxos, processos e formas de trabalho no Judiciário, resultando em mais efetividade, eficiência e economicidade da prestação jurisdicional quando comparados com índices mensurados antes dessas implementações. Também faz parte da pesquisa o levantamento de mudanças e práticas adotadas pelos órgãos decorrentes da virtualização do modelo de trabalho no processo jurídico e administrativo dos tribunais. ​  

Essa primeira etapa é direcionada à gestão dos tribunais, que irá responder ao questionário de governança, formulário on-line composto por 13 perguntas que mapeiam informações relevantes acerca da adesão dos órgãos às políticas tecnológicas do PJ 4.0, além dos impactos gerados a partir dessa adoção. Conforme ofício enviado pelo CNJ, cada tribunal deverá fornecer uma resposta única, com o intuito de apresentar uma visão geral do órgão, independentemente do número de varas ou seções judiciárias existentes.  

Questionário: Pesquisa de governança
Público-alvo: Presidência de 87 tribunais dos cinco segmentos de Justiça ou representantes de gestão indicados
Período: 15 a 26 de maio de 2023
O link de acesso foi informado em ofício do CNJ enviado às presidências dos tribunais

Participam desta fase 87 tribunais dos cinco segmentos de Justiça, considerando 6 Tribunais Regionais Federais, 27 tribunais estaduais e do Distrito Federal e Territórios; 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TRE); 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRT); e 3 tribunais militares.   

“A adesão da gestão dos tribunais à aplicação desta fase da pesquisa diagnóstica é fundamental para lograr êxito na busca por evidências que subsidiem a análise da realidade antes e após a implementação das tecnologias e seus impactos em relação à economicidade, eficiência e aprimoramento de processos de trabalho”, explica Ricardo Fioreze, secretário Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ. 

A segunda etapa da pesquisa nacional será direcionada a todos os servidores, magistrados e colaboradores dos tribunais e está prevista para junho de 2023.  

“O Diagnóstico Justiça 4.0 é importante etapa no processo de promoção do acesso universal à justiça no Brasil, contribuindo para o alcance do ODS 16, da Agenda 2030, que trata da promoção de instituições mais eficazes, responsáveis e inclusivas, sem deixar ninguém para trás”, afirma a coordenadora da unidade de Governança e Justiça para o Desenvolvimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Moema Freire. 

Pilotos

Entre janeiro e março deste ano, a pesquisa foi aplicada em caráter piloto em três tribunais: o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) e o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP).  

“A partir do engajamento e da participação desses três tribunais piloto, foi possível aplicar e testar a metodologia elaborada para a realização do Diagnóstico. Com base nas lições aprendidas, aprimoramos o modelo concebido para a realização do estudo, o que nos habilita nesse momento avançarmos para a fase de aplicação nacional da pesquisa”, explica Marcus Fontes, gerente do Pnud responsável pelo Diagnóstico Justiça 4.0. 

 

Saiba mais: Pesquisa analisará impactos da implementação das políticas tecnológicas do Programa Justiça 4.0 

Justiça 4.0

A ampliação do acesso à Justiça e melhoria dos serviços oferecidos é um dos pilares do Programa Justiça 4.0, parceria entre o CNJ, o Pnud e o Conselho da Justiça Federal (CJF), que desenvolve soluções tecnológicas para promover a transformação digital do Poder Judiciário. Ele conta, ainda, com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). 

Os Núcleos de Justiça 4.0 foram criados em 2021 a partir da  Resolução n. 385/2021. Trata-se de unidades judiciárias digitais especializadas em determinada matéria, que permitem o atendimento remoto de demandas vindas de qualquer local do território sobre o qual o tribunal tiver jurisdição. Já o Juízo 100% Digital (Resolução n. 345/2021) é a política que estabeleceu a realização de atos processuais virtuais, incluindo audiências e sessões de julgamento.  Por fim, o Balcão Virtual (Resolução n. 372/2021) criou uma plataforma de acesso remoto aos usuários dos serviços de Justiça. 

Texto: Vanessa Maeji
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias 

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados