Ferramenta do CNJ vai analisar dados para propor soluções aos Tribunais do Júri

Você está visualizando atualmente Ferramenta do CNJ vai analisar dados para propor soluções aos Tribunais do Júri
Apresentação do Mapa Nacional do Tribunal do Júri - Juízes auxiliares da Presidência do CNJ Daniel Avelar CNJ, Ana Aguiar, Paulo Marcos de Farias e o diretor técnico do Deprtamento de Pesquisas Judiciárias Igor Tadeu Stermler - Foto: G. Dettmar/ Ag. CNJ
Compartilhe

Na busca pelo aperfeiçoamento dos julgamentos dos crimes dolosos contra a vida, magistrados e servidores de 26 tribunais se reuniram, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para identificar entraves e propor soluções para o bom andamento dessas ações. No segundo e último dia do evento Mapa Nacional do Tribunal do Júri, nesta quinta-feira (14/3), os participantes trocaram experiências e compartilharam boas práticas a respeito da relação cotidiana com jurados, testemunhas, acusados, defensores e representantes do Ministério Público.

Com a iniciativa, o CNJ busca identificar os principais problemas e construir soluções e respostas aos processos envolvendo os crimes contra a vida com agilidade e qualidade. Para isso, o Conselho tem trabalhado na elaboração de um banco de dados específico, com informações sobre processos em tramitação ou arquivados. Com encerramento previsto para abril de 2025, o esforço resultará no Mapa Nacional do Tribunal do Júri, ferramenta abastecida com informações da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJus).

Durante o evento, os participantes puderam ter acesso a uma versão preliminar do banco de dados, proposta que ainda passará por testes e avaliações. Com a ferramenta pronta, será possível mensurar e retratar a realidade complexa dos magistrados e servidores que se dedicam ao Tribunal do Júri.

“Impossível fazer política pública no Poder Judiciário sem números e sem ouvir quem está na ponta, lidando diretamente com a prestação jurisdicional”, destacou o juiz auxiliar da Presidência do CNJ Daniel Avelar, ao apresentar o leiaute do mapa.

Soluções adequadas para cada contexto

Para a juíza auxiliar do Conselho Karen Luise de Souza será possível analisar números concretos para que se conheça a realidade com critérios, para enfrentar de forma objetiva os problemas na busca por soluções. “O objetivo é ter condições de ter um olhar sobre essa instituição com o cuidado que ela merece”, destacou a magistrada que atua há 25 anos em tribunais do júri, no Rio Grande do Sul.

Quando estiver em pleno funcionamento, a ferramenta permitirá o acompanhamento da tramitação dos processos nas suas fases: inquérito policial; denúncia e pronúncia; julgamento e recurso; e, por fim, arquivamento. “Os representantes das cortes estaduais estão percebendo que o CNJ tem um olhar atento para os tribunais do júri, que trabalham com crimes de impacto, que têm reflexos em toda a comunidade e que são determinantes para a relação do cidadão com o Poder Judiciário”, comentou o juiz Paulo Márcio de Farias. “A sensação de impunidade é prejudicial à Justiça, e a todos.”

O juiz Mauro Antony, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), trouxe para Brasília a experiência de 26 anos de magistratura, dos quais 13 foram atuando no Tribunal do Júri. “Essa é uma oportunidade para o CNJ subsidiar, com a nossa participação, a preparação de normas aplicáveis em todo o país”, comentou o magistrado.

Para o juiz Idail De Toni Filho, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, “a iniciativa do CNJ ao reunir pessoas que conhecem o Tribunal do Júri é de se aplaudir de pé porque cada estado tem uma realidade e essa é uma forma de minimizar as dificuldades para a aplicação das diretrizes”, disse o participante do evento.

Texto: Luís Cláudio Cicci
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias

Leia Mais: https://www.cnj.jus.br/especialistas-debatem-formas-para-agilizar-tramitacao-de-processos-no-tribunal-do-juri/

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária