Evento incentiva adoção de crianças com mais de cinco anos na Bahia

Você está visualizando atualmente Evento incentiva adoção de crianças com mais de cinco anos na Bahia
Compartilhe

Bebês. Essa é a primeira imagem que passa na cabeça de muitas pessoas quando pensam em adoção, deixando sem esperança várias crianças que estão nas casas de acolhimento e já são consideradas fora da faixa etária preferida pelos adotantes. Mas não foi o caso de Fábio Garboggini e sua esposa Patricia Lustosa, que adotaram duas meninas com 9 e 10 anos.Preocupado com o futuro das crianças que vivem em casas de acolhimento com mais de 5 anos, o Tribunal de Justiça da Bahia, por meio da Universidade Corporativa (Unicorp), está promovendo mais uma edição do TJBA Kids, com o tema “Não se esqueça de mim”.

O evento será realizado no dia 20 de outubro, na sede da Unicorp, no Monte Serrat, com brincadeiras e apresentações infantis. Crianças a partir de 5 anos de idade terão a oportunidade de conhecer candidatos habilitados a adoção e, quem sabe, assim como as filhas de Fábio e Patricia, encontrar um lar.

Fábio e Patricia são casados há 15 anos. Ele, músico, ela, professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ambos fazem parte do grupo de estudo e apoio à adoção na Bahia, Nascor (Nascidos do Coração). Sempre desejaram ter filhos, tanto por meios naturais quanto pela adoção. Por motivos de saúde, só foi possível a segunda opção.

Após realizarem todos os processos necessários para adoção, eles conheceram Laura e Paula (nomes fictícios). “Por desinformação queríamos adotar crianças até 6 anos, mas quando nos cadastramos na 1º Vara da Infância e Juventude começamos a ter conhecimento sobre as crianças maiores que estão nos abrigos”, conta Fábio.

O músico e a professora adotaram Laura, de 9 anos, e Paula de 10 anos (hoje com 11 e 12 anos de idade respectivamente). Elas tiveram um final feliz, mas ainda existem várias outras crianças com uma idade superior, a que muitos habilitados procuram, esperando um lar.

A ação do TJBA faz parte da campanha “Não se esqueça de mim”, que tem o objetivo de conscientizar magistrados, servidores, promotores de Justiça, defensores públicos e a sociedade em geral para o problema de crianças e adolescentes que, muitas vezes, durante anos, aguardam a adoção em instituições de acolhimento.

A iniciativa do TJBA KIDS é da Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP II) junto com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), comandada pelo desembargador Emílio Salomão Resedá. A campanha “Não se esqueça de mim” é da Corregedoria Geral da Justiça, em parceria com a Corregedoria das Comarcas do Interior e da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do TJBA, coordenada pela juíza Andréa Paula Miranda.

Fonte: TJBA