Encontro fortalece a preservação da memória pelos órgãos do Judiciário

Você está visualizando atualmente Encontro fortalece a preservação da memória pelos órgãos do Judiciário
Arte: CNJ
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, nesta terça-feira (18/5), a partir das 13h30, o I Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário. Equipes do Judiciário e profissionais e pessoas interessadas de História, Arquivologia, Museologia e Biblioteconomia vão debater, promover intercâmbio e disseminar conhecimento científico sobre a gestão da memória nos tribunais. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.

Saiba mais sobre o evento

O presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, participa da abertura. Na sequência, o professor doutor Arno Wehling, da Unirio e da UFRJ, fala sobre a história da Casa da Suplicação do Brasil, que simboliza a independência da Justiça brasileira em relação à portuguesa. – com a criação da Casa da Suplicação do Brasil, em 10 de maio de 1808, os recursos de apelações e agravos passaram a ser julgados no Rio de Janeiro e não mais em Lisboa.

O futuro dos museus judiciários é o tema da palestra do professor doutor Mário Chagas, da Unirio. Já o professor doutor Daniel Flores (UFF) debate a preservação de páginas web e redes sociais em cadeia de custódia, destacando a identificação, seleção e arquivamento desses conteúdos. E o professor doutor Aquiles Alencar Brayner (UFCA) fala sobre acervos digitais e a memória institucional.

Agência CNJ de Notícias

Assista ao encontro pelo canal do CNJ no YouTube