Em Alagoas, Programa João e Maria atende crianças que vivenciam violência doméstica

Você está visualizando atualmente Em Alagoas, Programa João e Maria atende crianças que vivenciam violência doméstica
Compartilhe

Em funcionamento no 1º Juizado da Mulher de Maceió desde novembro do ano passado, o programa João e Maria atende crianças de zero a seis anos que vivenciam situações de violência doméstica em suas casas. O atendimento é feito por equipe multidisciplinar, que verifica a situação da criança, podendo encaminhá-la para serviços psicológicos.

“Nessa fase de zero a seis anos, qualquer estímulo negativo pode impactar a criança em seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social, daí a importância de darmos uma atenção especial à primeira infância”, afirmou a juíza Soraya Maranhão, titular da unidade.
Em entrevista à TV Tribunal, a magistrada explicou que, quando a mulher pede medida protetiva no Juizado, a equipe verifica se a vítima possui filhos nessa faixa etária. “É verificada a necessidade de encaminhamento [para atendimento psicológico ou outros serviços assistenciais], dependendo de como a criança se encontre”.
Segundo a juíza, nessa primeira fase do programa, há a atuação em cerca de 60 processos nos quais já foram identificadas necessidades relacionadas à primeira infância. “É importante que as mulheres que estejam passando por situação de violência doméstica denunciem, busquem ajuda, porque é bastante nocivo para a criança vivenciar essa violência no dia a dia”, reforçou a magistrada.
Fonte: TJAL
Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais