E-book lançado pela Justiça do DF combate violência doméstica

Você está visualizando atualmente E-book lançado pela Justiça do DF combate violência doméstica
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) lançou, na última quinta-feira (30/3), o e-book Maria da Penha vai à Escola: educar para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, no encerramento da programação do Mês da Mulher. O evento, no auditório da Casa da Mulher Brasileira, contou com a presença do presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, e do 2º vice-presidente, desembargador José Jacinto Costa Carvalho, além de diversas outras autoridades.

Na abertura, o 2º vice-presidente do TJDFT, desembargador José Jacinto Costa Carvalho, lembrou que a Lei Maria da Penha superou uma década de criação. “Conseguimos refletir e amadurecer sobre os mecanismos de evolução do nefasto ciclo da violência contra a mulher.” Segundo o magistrado, a obra disponibilizada traz, de modo prático e com linguajar acessível e de pronta compreensão, os relatos sensíveis, teóricos e empíricos, diversos olhares de profissionais engajados e atuantes na busca de uma solução para esta problemática que atinge indistintamente qualquer segmento da sociedade. Para ele, o ” lançamento do e-book vem em um momento oportuno para o enfrentamento do sensível tema da violência doméstica e familiar contra a mulher”.

Em seguida, o presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, cumprimentou os presentes e os envolvidos na confecção do ­e-book, fazendo menção especial às magistradas que se destacam na “luta valorosa contra a violência doméstica e familiar contra a mulher”. Machado lembrou que o combate à violência contra a mulher é um trabalho conjunto entre magistrados, servidores, advogados, defensores públicos, promotores e policiais, em prol de um “ideal comum”. Além disso, ressaltou o papel transformador e proativo do TJDFT, que “tem se dedicado muito a esse tema” e, por isso, “todas as circunscrições judiciárias do Distrito Federal contam com juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher” que, além de dar celeridade aos atos processuais, promovem eventos para difundir as práticas que previnam esse tipo de violência.

A pedagoga e servidora do TJDFT Myrian Sartori, ao lado dos organizadores da obra, juiz Ben-Hur Viza e a professora da UnB Valeska Zanello, apresentou o e-book e cumprimentou todos os envolvidos na sua confecção, dando início à aula inaugural da 3ª Edição do Curso “Maria da Penha vai à escola”.

O Projeto desenvolvido pelo Centro Judiciário da Mulher – CJM do TJDFT, desde 2014, busca promover e divulgar a Lei Maria da Penha nas escolas públicas do Distrito Federal. Atualmente, participam do projeto, além do TJDFT, o MPDFT, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, a Polícia Civil do Distrito Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal, a Defensoria Pública do Distrito Federal e a OAB/DF.

Fonte: TJDFT