Direitos dos usuários de serviços públicos é tema de curso para ouvidorias da Justiça

Você está visualizando atualmente Direitos dos usuários de serviços públicos é tema de curso para ouvidorias da Justiça
FOTO: TJSC
Compartilhe

As Ouvidorias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) firmaram parceria para oferecer o curso Cidadania, Serviços Públicos e Direitos dos Usuários. A oferta educacional, que aborda a relação dos serviços públicos com o exercício da cidadania na vida cotidiana, está com inscrições abertas. Com 10 horas-aula, a capacitação on-line e gratuita é voltada para quem atua em ouvidoria, mas pode ser realizada por qualquer pessoa.

O conteúdo foi organizado em dois tópicos: Serviços públicos: definições e importância; e Usuários dos serviços públicos. O material reúne direitos e deveres dos usuários dos serviços públicos, aprofundando questões pertinentes à adoção de ferramentas tecnológicas, à simplificação e à desburocratização dos serviços públicos. O curso traz, ainda, detalhamento sobre a Carta de Serviços, um dos mecanismos disponíveis para tornar mais simples o acesso a serviços públicos.

Mais cursos

Somado a esse curso, outros seis com a temática Ouvidoria são oferecidos na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud). Além dessas capacitações, a Ceajud abriu, neste primeiro semestre de 2023, mais de duas dezenas de oportunidades para ampliação de conhecimentos.

A pessoa inscrita estuda por conta própria, já que as capacitações são autoinstrutivas e de acordo com a disponibilidade de tempo. Ao final de cada curso, é expedido o certificado de conclusão, desde que todas as aulas tenham sido acessadas e haja êxito em 70% das questões avaliativas disponíveis em cada módulo. Para fazer inscrição, clique aqui.

Texto: Margareth Lourenço
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas