Primeira chamada: matrículas no curso de Spark devem ser realizadas até 26 de fevereiro

Você está visualizando atualmente Primeira chamada: matrículas no curso de Spark devem ser realizadas até 26 de fevereiro
Compartilhe

O Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ) divulgou a primeira chamada de inscritos no curso de Spark – Distribuição e Processamento de Dados, disponível na página de capacitações. Ao todo, foram selecionados 250 cursistas, que deverão se matricular na plataforma Moodle do CEAJud até 26 de fevereiro de 2023.  

As orientações para efetivar a matrícula serão enviadas para o e-mail informado durante a etapa de inscrição. As inscrições são individuais e não há transferência direta de vagas. Caso haja vagas remanescentes, será divulgada a segunda chamada, no dia 1.º de março.  

A formação é oferecida pelo DPJ a servidoras e servidores do Poder Judiciário e integra as ações de aperfeiçoamento funcional desenvolvidas pelo Programa Justiça 4.0, parceria do CNJ com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF). Em caso de dúvidas, as pessoas poderão entrar em contato pelo e-mail: cursocienciadedados@cnj.jus.br. 

Capacitação

O curso irá capacitar os participantes no desenvolvimento de aplicações que resolvam problemas na área da ciência de dados com o uso das soluções Apache Hadoop e Apache Spark. Os alunos e as alunas irão aprender a realizar tarefas de implantação, configuração e integração de dados em cluster 

A formação tem carga horária de 36 horas e será ministrada, por Webex, pelo professor Carlos Viegas, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As aulas ao vivo acontecem entre 10 de março e 25 de maio, toda sexta-feira, das 8h30 às 10h, com plantões de dúvida às quintas-feiras, das 8h30 às 9h30. Os links de acesso às aulas e aos plantões serão disponibilizados na plataforma Moodle do Ceajud. 

Serão realizadas avaliações de desempenho com questionários semanais (questões teóricas e práticas) e uma avaliação de reação ao final do curso. É exigida frequência de participação mínima de 70%.  

Justiça 4.0   

O curso integra as ações desenvolvidas pelo Programa Justiça 4.0 para fortalecer a transformação digital no Judiciário. Em 2022, foram ofertadas oito capacitações síncronas em Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário para servidores e magistrados, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Quatro desses cursos já estão disponíveis na plataforma Moodle do Ceajud no formato autoinstrucional.  

O Programa Justiça 4.0 desenvolve soluções tecnológicas disruptivas para acelerar a transformação digital do Poder Judiciário brasileiro e conta, ainda, com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados