Bem-vindos aos cursos sobre Ouvidorias do Poder Judiciário, gratuitos e abertos, na modalidade de ensino a distância (EAD).

Prevista como uma das ações presentes no Acordo de Cooperação Técnica formalizado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em novembro de 2020, com a interveniência das Ouvidorias dos dois órgãos, essa iniciativa contou com a contribuição dos Colégios de Ouvidores do Poder Judiciário (COJUD, COLEOUV e COJE). Outro parceria decisiva, feita entre o Superior Tribunal de Justiça e a Controladoria-Geral da União, contando sempre com a intervenção de suas Ouvidorias, permitiu aproveitar o rico e vasto portfólio de cursos sobre ouvidorias públicas, de reconhecida e inequívoca qualidade, ofertados pela OGU e disponível ao público em geral.

Visando dar concretude a esse projeto, a Ouvidoria do CNJ realizou levantamento destinado a avaliar perfil dos servidores e a conhecer melhor suas demandas por qualificação e treinamento, servindo de norte para a definição de temas, conteúdos, cargas horárias e do plano pedagógico.

Os cursos são realizados em plataforma educacional interativa e apresentam conhecimentos necessários ao trabalho das Ouvidorias.  Além de conteúdo teórico e legislação atualizada, o curso traz exemplos de situações práticas para o bom desenvolvimento dos trabalhos na unidade, contribuindo para a formação de profissionais da área e demais interessados em aprender os fundamentos da Ouvidoria Pública e os aspectos relacionados à sua gestão.

Inicialmente, estão disponíveis sete cursos:

banner de identidade visual 161x101 pixels, do curso "Cidadania, Serviços Públicos e Direitos dos Usuários" 

Vale lembrar que os cursos ficarão disponíveis de forma permanente no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário – CEAJUD, podendo o estudante se matricular e iniciar as atividades a qualquer momento, devendo observar o prazo para concluir os estudos e as atividades.