Curso ensina participantes do Poder Judiciário a organizar aulas

Você está visualizando atualmente Curso ensina participantes do Poder Judiciário a organizar aulas
Foto: TRF4
Compartilhe

Magistrados e servidores interessados em ministrar aulas contam agora com incentivo oferecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A partir de sexta-feira (1.º/3), estão abertas as inscrições para o curso Formação Inicial de Formadores, que tem como objetivo desenvolver competências, para que os participantes sejam capazes de planejar e executar as próprias aulas para cursos presenciais, híbridos ou na modalidade de Ensino à Distância (EaD), independentemente do tema.

O prazo de inscrições vai até o dia 8 de março e o curso, que será ministrado a distância (EaD), começa no dia 12 de março.

O conteúdo soma 30 horas-aula divididas em quatro módulos. Além disso, serão oferecidos exercícios sobre docência e para a atuação no planejamento e na execução de ações de formação dos integrantes do Poder Judiciário.

Com limite de 35 vagas, a tutoria do curso será oferecida pela professora Ritze Pereira Ferraz da Costa, especialista em Educação a Distância e formadora com experiência e foco em cursos de docência e metodologias ativas. Durante a capacitação, ela vai orientar os participantes a elaborarem conteúdos nos formatos de texto e de vídeo, de acordo com as necessidades da EaD.

Além dos módulos em tempo real, também são oferecidas aulas gravadas. O conteúdo reúne ensinamentos sobre como fazer a transposição didática, metodologias e técnicas a serem aplicadas tanto em cursos presenciais, quanto a distância. Por fim, serão propostas estratégias para ministrar cursos diante das dificuldades de falar em público e diante das câmeras, por meio de planejamento didático das aulas.

A conclusão do curso é obtida após avaliação final. O aluno terá que construir um plano de curso e produzir uma aula em vídeo ou em texto. Se alcançar o mínimo de 70% de aproveitamento, será aprovado e pode emitir o certificado na própria plataforma de ensino.

Texto: Margareth Lourenço
Edição: Beatriz Borges
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas