Os agentes da Polícia Judicial da Seção Judiciária de Rondônia (SJRO), seccional vinculada ao Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1), participaram, no mês de julho, do curso Proteção a Autoridades, evento com carga horária de 50 horas. A capacitação envolveu servidores da sede, das Subseções de Ji-Paraná e Vilhena, além de agentes da Penitenciária Federal, do Ministério Público Federal e da Assessoria Militar do Tribunal de Justiça de Rondônia.
Realizado presencialmente, o curso foi conduzido por instrutores do Centro de Treinamento de Técnicas e Táticas Especiais (CTTE), sediado no Rio Grande do Sul (RS), instituição reconhecida na formação de profissionais de segurança pública e privada.
As atividades abrangeram conteúdos teóricos e práticos voltados à atuação em cenários críticos, técnicas de proteção pessoal e procedimentos de escolta. As aulas práticas ocorreram em estande de tiro e incluíram simulações realistas de risco com foco no aprimoramento da resposta dos agentes em contextos que exigem tomada rápida de decisão.
A iniciativa está alinhada ao Plano Estratégico da Justiça Federal 2021–2026, que tem como um dos macrodesafios o fortalecimento da segurança institucional, especialmente em regiões com características complexas, como é o caso de Rondônia, estado que abriga uma das unidades de Penitenciária Federal e está localizado em zona de fronteira do país.
A capacitação fortalece a atuação das equipes de Polícia Judicial da Justiça Federal em Rondônia e promove a articulação entre as instituições envolvidas na proteção de autoridades e na segurança institucional.