Criado o Laboratório de Inovação da Justiça Federal da 1ª Região

Você está visualizando atualmente Criado o Laboratório de Inovação da Justiça Federal da 1ª Região
Foto: TRF1
Compartilhe

Mais um passo foi dado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) para o aprimoramento da prestação jurisdicional com foco no uso intensivo de tecnologias para promover soluções inovadoras no tratamento das demandas judiciais. No dia 31 de março, foi criado o Laboratório de Inovação da Justiça Federal da 1ª Região (LabJF1).

A criação levou em conta a necessidade de se criar um ambiente de colaboração, onde a criatividade seja utilizada como ferramenta para explorar novas ideias, novas metodologias. O objetivo é que permita a realização de estudos, pesquisas, projetos e programas que propiciam a resolução de problemas complexos, como modelo inovador de gestão administrativa.

A juíza federal da 1ª Região Vânila Cardoso, diretora do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, coordena o Grupo Operacional do Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal. Ela destacou a importância dos Laboratórios de Inovação. “Os laboratórios de inovação têm a finalidade de oportunizar esse desenvolvimento dos princípios constitucionais, porque realmente conseguem o foco muito grande no usuário do serviço público. A Inovação está relacionada com o pensamento de que nós precisamos de todos para construirmos soluções eficientes. Ela precisa ser uma construção conjunta.”

O LabJF1 funcionará de maneira colaborativa com a Rede de Inteligência da 1ª Região. Entre as competências, estão: impulsionar a difusão da cultura da inovação com a modernização de métodos e técnicas de desenvolvimento do serviço judiciário; fomentar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras que criem uma forma de atuação e gerem valor para a Justiça Federal da 1ª Região; e apresentar à administração do TRF1 solução de problemas complexos com uso de métodos e técnicas colaborativas e ágeis.

A previsão de instalação do LabJF1 é até o fim de abril.

Fonte: TRF1

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária