Corregedoria faz reunião com juízes para divulgar programa

Você está visualizando atualmente Corregedoria faz reunião com juízes para divulgar programa
Compartilhe

Juízes responsáveis pelo julgamento de execuções fiscais de vários estados brasileiros foram apresentados nesta segunda-feira (23/2) ao Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais. A reunião foi na Corregedoria Nacional de Justiça e contou com a presença do coordenador da região Sul e Sudeste, desembargador Carlos Teixeira Leite Filho, e de juízes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Goiás, Tocantins, Bahia e Distrito Federal.

A juíza Soníria Campos D’Assunção, coordenadora do projeto, apresentou o programa aos participantes e destacou a importância de nova postura por parte dos juízes para resolver uma das questões que mais aflige o Judiciário atualmente. Hoje, metade das ações em tramitação é de execução fiscal.

Na reunião, além da apresentação do programa, com definição de etapas a serem seguidas em cada estado, os juízes puderam compartilhar suas experiências, falar sobre as dificuldades e tirar dúvidas.

Além de divulgar o programa, o principal objetivo da reunião é preparar os juízes para ações coordenadas, levando a uma nova maneira de encarar os processos de execução fiscal. A primeira dessas ações será desenvolvida no Distrito Federal, escolhido para o lançamento do programa.

Em parceria com o Governo do Distrito Federal, por meio de órgãos como a Secretaria da Fazenda, será realizado um mutirão de conciliação, entre os dias 17 e 23 de março, no Centro de Convenções Ullysses Guimarães. Na oportunidade, cidadãos e empresas poderão quitar débitos relativos a todos os tributos municipais e distritais e, assim, resolver suas pendências fiscais.

Visita à VEF – Após a reunião, houve visita à Vara de Execução do Distrito Federal, onde a prática que serve de modelo já existe desde 2010. Responsável pela vara desde sua criação, Soníria D’Assunção, que hoje atua como juíza auxiliar da Corregedoria, constatou a necessidade de se encontrar nova metodologia para lidar com as execuções fiscais.

O enorme acervo, dificuldades na localização das partes e a complexidade do processamento dos feitos exigiram criatividade. Além de separar todos os processos por tipos de tributos e valores das dívidas, foram buscados métodos de conciliação e gerenciamento diferenciado.

Os altos índices de solução das ações e uma proximidade criada com o cidadão e empresas são prova da eficiência da prática, batizada de “Conciliação Fiscal Integrada”. Premiada pelo Conselho Nacional de Justiça, é esta prática que agora serve de modelo para o Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais, da Corregedoria.