Corregedoria da Justiça do Maranhão entrega títulos de terra durante caravana social

Você está visualizando atualmente Corregedoria da Justiça do Maranhão entrega títulos de terra durante caravana social
2ª edição da Caravana “Fome e Sede de Justiça” - Foto: Ascom CGJ-MA
Compartilhe

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, o Núcleo de Governança Fundiária da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA)atuou na prestação de serviços durante a 2ª edição da Caravana “Fome e Sede de Justiça”, realizada por igrejas evangélicas, na cidade de Colinas.

A equipe do Núcleo de Governança Fundiária prestou serviços de orientação aos moradores sobre o processo de regularização urbana e rural (REURB), um dos projetos prioritários da gestão da CGJ-MA, responsável pela entrega de milhares de títulos de propriedade no Estado.

Nos dois dias da ação foram informados 152 atendimentos realizados pela equipe do Núcleo de Governança Fundiária, com a entrega de  títulos de propriedade rural às 10 famílias residentes na área rural, nos povoados de “Taboca da Onça”, “Bancos” e “Cocal”.

O Juiz Bernardo de Melo Freire (4ª Vara de Pedreiras) representou o Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça e o projeto “Registro para Todos” da Corregedoria da Justiça, que promove a regularização fundiária de imóveis em situação informal em todo o Maranhão.

“A conciliação possibilitou a realização de divórcios no ônibus do Tribunal de Justiça. Também fornecemos segunda via de documentos e certidão de nascimento. E o Núcleo de Governança Fundiária também possibilitou que dez famílias obtivessem documentos da regularização de suas terras. A partir daí poderão fazer financiamento junto ao Banco do Nordeste para plantar. A regularização também facilita para vender as terras, porque um imóvel regularizado aumenta o seu valor no mercado”, destacou o juiz.

Atendimentos

Uma das beneficiárias foi a idosa Cícera de Sousa Oliveira, que recebeu a certidão do título de propriedade do imóvel, que foi regularizado no decorrer da ação, gratuitamente, por meio da parceria entre a Corregedoria Geral da Justiça, Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA) e cartório de registro de imóveis.

Por meio de delegação do Poder Judiciário, o Cartório do 2º Ofício de Colinas ofereceu serviços de emissão de segunda via de registros de nascimento, casamento, óbito, retificação e registros tardios.

A titular do 2º ofício de Colinas, Neylane Silva de Sousa, informou que nos dois dias de atendimento foram praticados 159 atos, incluindo 79 averbações (registros à margem das certidões) e emitidas 78 certidões de registro civil de nascimento, gratuitamente; seis retificações de registro civil e três registros de óbitos tardios.

Fonte: TJMA

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais