O ministro Humberto Martins, determinou à Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que remeta à Corregedoria Nacional de Justiça os autos de processo que apura eventual cometimento de infração disciplinar pelo juiz federal Cláudio Macedo da Silva, por publicar em rede social comentário de cunho ofensivo a respeito do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Com a decisão, a apuração contra o magistrado passa a ser feita no âmbito da corregedoria nacional, sendo encerrando no TRF1. “Considerando as dificuldades relatadas quanto à apuração dos fatos e ao andamento processual, verifico que o procedimento mais adequado é o prosseguimento do feito perante à própria Corregedoria Nacional de Justiça, onde o expediente teve início”, afirmou o corregedor nacional.
Em abril de 2019, a corregedoria nacional instaurou pedido de providências contra o juiz federal e oficiou à corregedoria regional para apurar os fatos, procedimento que ainda não estava em andamento no âmbito do TRF1.
Agência CNJ de Notícias