Corregedor autoriza abertura de firmas em evento do Aliança pelo Brasil

Você está visualizando atualmente Corregedor autoriza abertura de firmas em evento do Aliança pelo Brasil
Corregedor Nacional rto de Justiça, ministro Humberto Martins -Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ
Compartilhe
“Notários não podem participar de eventos políticos como apoiadores, mas não há qualquer impedimento legal para a atuação dos cartórios, de forma excepcional, em eventos de cunho político-partidário, desde que a atuação seja limitada à  prática de  atos que lhes são próprios”.
Com esse entendimento, o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, deferiu, neste sábado (1/2), liminar para que serventias extrajudiciais de Recife e Olinda possam participar do  II Encontro Pernambucano de Apoiadores do Partido Aliança pelo Brasil.
O evento acontece neste sábado (1/2), das 12h às 20h, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda.  Os notários terão a atribuição, exclusiva, de abertura de firmas para o reconhecimento das assinaturas nas fichas de apoiamento à criação do novo partido.
A decisão foi tomada em pedido de providências proposto pela Associação Pró-Aliança pelo Brasil – Pernambuco, contra decisão da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que proibiu a participação de serventias extrajudiciais, fora do horário regulamentar e em caráter excepcional.
Segundo Humberto Martins, a decisão do TJPE está contrária ao disposto no artigo 4º da Lei nº 8.935/94 e ao parágrafo 1º do artigo 53 do Código de Normas Notarial e Registral do Estado de Pernambuco, que autorizam a Corregedoria-Geral de Justiça ou o juízo competente a disciplinar o atendimento ao usuário das serventias extrajudiciais em dias e horários diferenciados e mais apropriados para o acesso do público interessado, desde que atendidos os motivos justificadores apresentados.

Desvio de conduta

“ Tenho que essa participação, limitada à prática de atos próprios à atividade delegada, não possui caráter político, mas de efetivação da segurança jurídica aos atos praticados no exercício da cidadania”, disse o corregedor. Segundo Martins, no entanto, a Corregedoria Nacional de Justiça estará atenta a qualquer desvio de conduta.
“O que deve ficar claro é que os notários não podem, no exercício das suas atribuições, se posicionarem com uma conotação político-partidária. Notários e registradores devem ser imparciais e eventuais desvios na atuação dos notários deverão ser punidos”, concluiu o corregedor
Corregedoria Nacional de Justiça