Corinthians usará #AdotarÉamor na camisa contra Vitória

Você está visualizando atualmente Corinthians usará #AdotarÉamor na camisa contra Vitória
Compartilhe

Parceiro na campanha digital #AdotarÉamor, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Corinthians enfrenta o Vitória pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de 2017, neste domingo (21/5), às 16h, com a hashtag gravada na camisa de todos os seus jogadores. O jogo acontece na Arena Fonte Nova, em Salvador/BA.

As ações do CNJ acontecem nas redes sociais e no portal do Conselho durante todo o mês de maio, com o objetivo de sensibilizar a população brasileira para o tema da adoção. No Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio, o CNJ vai liderar um “twittaço” da hashtag #AdotarÉamor às 11h da manhã, com a participação de figuras públicas que já adotaram crianças ou que foram adotadas.

Adoção no Brasil

Atualmente existem 36.524 crianças e adolescentes que vivem em situação de acolhimento em abrigos no Brasil. Destes, 7.577 já estão à espera de adoção. Por outro lado, há 39.619 pretendentes inscritos no Cadastro Nacional da Adoção, coordenado pela Corregedoria do CNJ.

Apesar de o número de pretendentes ser bastante superior ao de crianças, a conta não fecha principalmente porque o perfil exigido por quem vai adotar não é o mesmo das crianças que estão disponíveis nos abrigos. A idade é o fator que mais pesa para esse desencontro: 48% deles são adolescentes entre 13 e 17 anos de idade, faixa etária aceita por somente 0,7% dos pretendentes. Já 20,1% das crianças têm entre 9 e 12 anos de idade, e somente 3,3% dos pretendentes aceitam crianças nessa faixa etária.

Das 7.577 crianças aptas à adoção, 61,02% possuem irmãos, mas só 33% dos futuros pais aceitam essa condição. A raça é outro fator que limita o número de adoções possíveis, já que 65,62% das crianças são negras ou pardas, e 19,62% dos pretendentes só aceitam crianças brancas. Outro dado que restringe o perfil desejado é que um quarto das crianças cadastradas têm algum tipo de doença ou deficiência, mas 65,53% dos pretendentes somente aceitam crianças sem essa condição.

Agência CNJ de Notícias
com informação da Assessoria de Imprensa do Corinthians