Conselho de Juazeiro (CE) entrega material de higiene para internos da cadeia pública

Você está visualizando atualmente Conselho de Juazeiro (CE) entrega material de higiene para internos da cadeia pública
Foto: TJCE
Compartilhe

O Conselho da Comunidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, entregou na última quinta-feira (16/7) produtos de higiene e limpeza para uso dos internos da cadeia pública local. O material vem dos familiares, que não podem ingressar na unidade em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Instituído em fevereiro deste ano pela titular da 2ª Vara Criminal de Juazeiro, juíza Larissa Braga, o Conselho da Comarca, que tem sete integrantes, está previsto na Lei de Execução Penal. Entre as atribuições estão visitar os estabelecimentos, entrevistar presos, apresentar relatórios aos magistrados e diligenciar a obtenção de recursos materiais para melhor assistência ao preso, em acordo com a direção das unidades penais.

De acordo com o vice-presidente do Conselho, Emmanuel Leal de Santana, é preciso deixar claro que “a Cadeia Pública supre a necessidade de produtos, mas a entrega é um reforço por conta do aumento do uso com o surgimento da grave crise na saúde gerada pela Covid-19. As famílias queriam entregar, mas não podem ir. Então, surgiu a ideia de fazermos a intermediação”.

Ele afirma que a lista inclui papel higiênico, água sanitária, sabão em pó e em barra, sabonete, creme e escova dental, barbeador e detergente. Cabe à administração da unidade fazer a distribuição de acordo com a demanda de cada pessoa.

Além disso, a equipe acompanhou duas fiscalizações eletrônicas conduzidas pela juíza Larissa Braga sobre os procedimentos adotados, na Cadeia Pública e na Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc), envolvendo a prevenção do novo coronavírus entre os presos. O Conselho também participou de duas reuniões virtuais, também com a magistrada, para tratar da execução penal durante a pandemia.

A entrega de material de higiene também ocorrerá na Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc), em data a ser definida.

Fonte: TJCE