Conselheiro do CNJ participa de inauguração de Núcleo de Educação pela Paz em Santos

Você está visualizando atualmente Conselheiro do CNJ participa de inauguração de Núcleo de Educação pela Paz em Santos
Min. Vieira de Mello Filho, conselheiro do CNJ, na prefeitura de Santos/SP. Foto: Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
Compartilhe

A inauguração do quinto Núcleo de Educação pela Paz em escola municipal de Santos (SP) contou com a presença do coordenador da Política Nacional de Justiça Restaurativa do Poder Judiciário e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Vieira de Mello Filho. Além de conhecer o núcleo no Colégio Santista na última quinta-feira (8/12), a agenda incluiu visita à sede da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) da cidade e solenidade de entrega da medalha e do diploma de mérito José Bonifácio de Andrada e Silva ao conselheiro.

O conselheiro Vieira de Mello Filho foi homenageado pela atuação em prol da implementação da Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário, instituída pelo CNJ em 2016. A política envolve os tribunais na disseminação desse modelo de prevenção e solução de conflitos, por meio da restauração do dano causado, do diálogo e do entendimento entre os envolvidos, e não da punição.

A cerimônia de entrega da medalha foi realizada na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal (Centro), e contou com a presença de autoridades de diferentes esferas. A homenagem, alusiva ao santista mais ilustre, também conhecido como o Patriarca da Independência, é a maior honraria concedida pelo Município a cidadãos que tenham prestado serviços relevantes ao povo santista e à nação.

“Na minha vida, não passei por uma emoção tão grande quanto o recebimento dessa honraria. Isso me impulsiona ainda mais a continuar lutando pela democracia, pelo acesso à justiça e pela paz. Essa distinta medalha alcança todos aqueles que trabalham pela justiça restaurativa, com os quais compartilho esse mérito”, afirmou o homenageado.

Cultura de paz

Em Santos, o Programa Municipal de Justiça Restaurativa nas escolas municipais incentiva o bom relacionamento entre as pessoas e propaga a cultura de paz, por meio de formações, de círculos de convivência e de diversas atividades e eventos. As ações foram iniciadas em 2014 e hoje estão presentes nas 86 unidades educacionais do Município.

“A Justiça Restaurativa surge como aliada neste momento, por isso tenho orgulho de ter visto essa semente nascer em Santos e me sinto honrado em homenagear alguém que luta por essa cultura de paz, que é tão importante para que a nossa evolução ocorra com respeito e amor ao próximo”, concluiu o prefeito da cidade, Rogério Santos.

A titular da Seduc, Cristina Barletta, agradeceu ao ministro pelo exemplo e por acreditar num método de resolução de conflitos baseado no diálogo. “Essa medalha representa nosso agradecimento a esse profissional tão comprometido e engajado com a paz, principalmente no ambiente escolar, tornando a sociedade melhor para todos, porque a cultura de paz deve vir da base da nossa educação”.

Além de servidores municipais, estiveram presentes na cerimônia integrantes do Comitê do Conselho Nacional de Justiça e o desembargador Reinaldo Torres, coordenador da Infância e da Juventude no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude. Também participou do evento a vereadora Audrey Kleys, autora do projeto de lei que tornou a justiça restaurativa em política pública na cidade, em 2017.

Agência CNJ de Notícias com informações da Prefeitura de Santos