Conciliação: Judiciário do Acre participa da 4ª Semana Nacional

Compartilhe

Nesta segunda-feira (07/12) começou a mobilização nacional do Judiciário brasileiro para estimular o acordo amigável como via de solução de conflitos judiciais. A Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), consiste em um esforço conjunto de todos os tribunais brasileiros no intuito de dar vazão aos processos que tramitam na Justiça. Engajado nesse processo, o Poder Judiciário do Acre possui 1.398 audiências agendadas em todo o estado. A Comarca de Rio Branco concentra o maior contingente de audiências, sendo o 3º Juizado Especial Cível a unidade com maior número (288), seguido pelo 2º Juizado Especial Cível (192) e 2ª Vara Cível (133). No interior do estado, o Juizado Especial Cível de Cruzeiro do Sul, com 83 audiências, e o Juizado Especial Cível de Tarauacá, com 52, são as unidades que terão maior movimentação nesta semana.

No ano de 2008, durante a 3ª edição da Semana da Conciliação, no Acre foram realizadas 1.726 audiências, com 1.027 acordos celebrados e um percentual de 59,5% de conciliação. O volume de processos solucionados envolveu a soma de aproximadamente R$ 369,2 mil.

O Judiciário do Acre pretende manter esses índices, especialmente porque refletem o empenho das equipes de magistrados e servidores em organizar mutirões de conciliação, assim como a conscientização do cidadão quanto aos benefícios de firmar acordos e solucionar seus litígios judiciais.

 

Fonte: TJAC