Conciliação: centros judiciais do ES atendem 10 mil pessoas em 2018

Você está visualizando atualmente Conciliação: centros judiciais do ES atendem 10 mil pessoas em 2018
Compartilhe

Uma estatística divulgada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo revelou um resultado positivo das sessões de conciliação e mediação realizadas pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, os CEJUSC´s, ao longo do ano de 2018.

De acordo com os números do relatório, no último ano, mais de 10 mil pessoas foram atendidas nos 12 CEJUSC´s instalados no Estado. Em Primeiro Grau, foram realizadas 3.585 sessões de conciliação e mediação, que resultaram em 77% de acordos homologados. Além da solução dos conflitos de forma conciliatória no âmbito familiar, administrativo estadual e municipal, os acordos que envolviam questões financeiras totalizaram o valor de R$ 13.107.094,00.
No âmbito Pré-Processual, foram homologados 4.532 acordos.
Para a Desembargadora Janete Vargas Simões, Supervisora do Nupemec, os resultados gerais significam que um dos maiores objetivos dos CEJUSC´s está sendo alcançado, que é a busca pela pacificação social através do diálogo entre as partes, sejam o Estado, o Município, as empresas prestadoras de serviços e, especialmente, núcleos famíliares e a sociedade de forma geral, evitando a judicialização de novas demandas e a fragmentação das relações familiares e sociais:
“Os CEJUSC´s estão provocando uma mudança de cultura. Os espaços e a capacitação dos mediadores e conciliadores fazem a diferença, incentivam o diálogo, aproximam as pessoas que se olham nos olhos e assim podem construir a melhor solução para seus próprios conflitos. Uma solução duradoura e eficaz, fortalecendo as relações familiares e sociais. Respeito ao outro e às suas demandas”.
Para melhor atender às comunidades, em 2018, o TJES inaugurou 3 novos CEJUSC´s, em São Mateus, Serra e o último em Vitória. Certificou 72 novos Mediadores Judiciais, dentro dos moldes exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça. No planejamento para o ano de 2019, diversas ações estão previstas, além de novos cursos de mediação judicial na Grande Vitória e em outras Comarcas, com início em fevereiro.
“Com equipes mais habilitadas, atenderemos os cidadãos com mais capacidade. Nosso agradecimento especial aos magistrados envolvidos voluntariamente com os Cejusc’s, no primeiro e no segundo grau, aos servidores, estagiários e voluntários que dedicam seu trabalho a esse novo projeto do Judiciário. Vocês fazem a diferença!”, concluiu a Desembargadora Janete Vargas Simões.

Fonte: TJES