Comissão de Conflitos Fundiários faz visita técnica em ocupação de Osório

Você está visualizando atualmente Comissão de Conflitos Fundiários faz visita técnica em ocupação de Osório
Magistrados conversaram com moradores da ocupação Vila Verde FOTO: Camila Mallet/CCF-TJRS
Compartilhe

A Comissão de Conflitos Fundiários (CCF) do Poder Judiciário gaúcho, que iniciou seus trabalhos em maio, realizou a primeira visita técnica. Em Osório, no dia 30 de junho, magistrados participaram de audiência na Prefeitura da cidade do litoral norte gaúcho e visitaram moradores da ocupação Vila Verde, no município.

O terreno onde vivem cerca de 280 famílias é objeto de reintegração de posse, já transitada em julgado. Um acordo envolvendo os proprietários e com participação recente da municipalidade é negociado com apoio da CCF. O objetivo é a manutenção do maior número de pessoas no local, conforme explicou a Presidente da Comissão, Juíza de Direito Dulce Ana Gomes Oppitz.

Depois do encontro com o prefeito Roger Caputti e secretários, a magistrada, acompanhada dos colegas integrantes da CCF, juízes de direito Marcelo Marcelo Malizia Cabral e Rafael Folador conheceram o assentamento e conversaram com moradores.

A Comissão de Conflitos Fundiários (CCF) foi criada no dia 17 de maio deste ano, composta por quatro juízes de direito com experiência em mediações. Tem atribuições diversas, que vão desde o apoio operacional aos magistrados envolvidos com processos da matéria, a mediação visando ao restabelecimento de diálogos e evitar o uso de força pública no cumprimento de mandados de reintegração ou despejo, ao relacionamento institucional com órgãos afins de outros estados e poderes.

Também é integrante a juíza de direito Josiane Caleffi Estivalet. O ato conjunto de instituição da CCF, assinado pela presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, e pelo Corregedoc-geral da Justiça, desembargador Giovanni Conti, está disponível na Edição nº 7.439 do Diário da Justiça Eletrônico.

Fonte: TJRS

Macrodesafio - Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos