Combate ao trabalho infantil é tema de audiência pública em Chapecó/SC

Você está visualizando atualmente Combate ao trabalho infantil é tema de audiência pública em Chapecó/SC
Compartilhe

Sensibilizar sobre a oportunidade da aprendizagem profissional nas empresas, a importância do combate ao trabalho infantil e estimular o cumprimento de cotas. Esses são objetivos da audiência pública do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem em SC, que será realizado na segunda-feira (21/11), a partir das 14h, no Centro de Convenções e Exposições de Chapecó.

Uma das gestoras auxiliares do Programa no estado, a juíza Michelle Denise Destri, da 1ª Vara do Trabalho do município, irá representar o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12) no evento.

Ela alerta que o trabalho infantil causa danos físicos e psicológicos graves e irreversíveis às crianças e adolescentes, em razão de doenças e acidentes que sofrem no ambiente de trabalho. “Essa prática também é determinante para a evasão escolar e reproduz o ciclo de pobreza da família: quanto mais cedo a criança entra no mercado de trabalho, menor será sua renda na vida adulta, pela baixa qualificação”, enfatiza a gestora.

A magistrada também lembra que em Chapecó, apesar da obrigação legal das empresas de médio e grande porte contratarem aprendizes, das 2,7 mil vagas existentes no município, apenas 1,2 mil estão ocupadas.

Durante a audiência, jovens já contratados irão relatar a experiência no mercado de trabalho, o impacto na sua vida e na da família, além de serem trazidos relatos dos próprios pais dos aprendizes. A programação também vai contar com a apresentação de uma boa prática empresarial com repercussão social positiva.

Fonte: TRT-12

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais