Comarcas do interior do AM têm atividades na Semana Justiça pela Paz em Casa

Você está visualizando atualmente Comarcas do interior do AM têm atividades na Semana Justiça pela Paz em Casa
Foto: TJAM
Compartilhe

Com mais de 450 audiências pautadas, as comarcas do interior do Amazonas estão participando desde segunda-feira (16/8) das atividades da 18ª Semana Justiça pela Paz em Casa. A programação, que é realizada em tribunais de todo o país para dar celeridade a processos relacionados à violência contra a mulher, segue até a sexta-feira (20/8), com as audiências ocorrendo nos formatos presencial e híbrido.

A 2ª Vara da Comarca de Itacoatiara – município a 170 quilômetros de Manaus – já realizou 10 audiências de instrução e julgamento, das 34 pautadas para o período de esforço concentrado. Elas estão sendo conduzidas pelo juiz Gonçalo Brandão de Sousa, que é titular da Vara Única de Juruá, mas está respondendo cumulativamente pela 2ª Vara de Itacoatiara.

O diretor de Secretaria da unidade, Rodrigo Silva de Melo, explicou que algumas audiências estão ocorrendo de forma virtual. Quando as pessoas não têm condições de participar de forma on-line, elas podem participar do ato processual na própria Vara, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19 e as regras do plano de retorno gradual das atividades presenciais estabelecidas pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). “A expectativa é que as audiências programadas sejam realizadas normalmente, resultando em processos aptos a serem proferidas decisão ou sentença.”

Em Benjamin Constant, a 1.116 quilômetros de Manaus, a Vara Única pautou 62 audiências para a Semana Justiça pela Paz em Casa, presididas pela juíza Luiziana Teles Feitosa Anacleto. Até terça-feira (17/8), já haviam sido realizadas 20 audiências, no formato híbrido. A magistrada, conforme informou o diretor de Secretaria da comarca, Fredson Vieira de Souza, tem sentenciado todos os processos em audiência, saindo as partes devidamente intimadas.

A comarca de Caapiranga, município a 145 quilômetros da capital, pautou 10 audiências de instrução e julgamento em processos relativos à violência doméstica para esta semana. Presididas pela juíza Silvânia Correa Ferreira, as audiências começaram nesta terça-feira, em meio virtual, com quatro processos pautados para essa data, conforme o diretor de Secretaria da Comarca, Ian Marcos Martins.

Em Autazes, que fica a 118 quilômetros de Manaus, estão pautadas para esta semana 33 audiências, presididas pela juíza Daniele Monteiro Augusto. Os atos processuais estão sendo realizados nos dois formatos, híbrido e presencial, observando as medidas recomendadas para a prevenção da Covid-19. “Entre os dois primeiros dias, já realizamos pelo menos 15 audiências. A expectativa é alta para concluirmos essa semana com êxito, uma vez que os jurisdicionados estão comparecendo às audiências, e caso haja dificuldade em participar presencialmente, estes conseguem acessar a audiência de forma online, possibilitando a resolução do conflito”, ressaltou o diretor de Secretaria da Vara, Jander Thiago Weckner Bastos.

Entre as comarcas que pautaram audiências para participar da Semana Justiça pela Paz em Casa, estão: Amaturá, Anori, Apuí, Autazes, Benjamin Constant, Beruri, Iranduba, Japurá, Juruá, Lábrea, Manicoré, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Santa Izabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Urucará, Santo Antônio do Icá e seu Termo Tonantins. Além disso, algumas comarcas já realizaram neste ano audiências em processos sobre o assunto e têm agendadas outras para datas fora da programação, pois os processos tramitam individualmente, cada qual com movimentação própria, e os agendamentos ocorrem normalmente durante todo o ano.

Fonte: TJAM