Comarca de Xambioá atua para diminuir gás carbônico na atmosfera

Você está visualizando atualmente Comarca de Xambioá atua para diminuir gás carbônico na atmosfera
Servidores do TJTO em frente ao Fórum de Xambioá (TO). Foto: Cecom TJTO.
Compartilhe

Com foco na sustentabilidade, a Comarca de Xambioá (distante 502 KM da capital) realizou uma ação ambiental para compensar a emissão de gás carbônico na atmosfera . A atividade que envolveu magistrados, servidores e colaboradores, resultou no plantio de 16 mudas de plantas em local público, dentre elas, nove nativas do cerrado e sete frutíferas. A iniciativa, além de auxiliar na manutenção do meio ambiente, serve como forma de compensar a emissão de gases do efeito estufa, que são prejudiciais ao meio ambiente. O plantio é uma compensação ambiental pela emissão de CO2 na Comarca, resultado de impressões emitidas no período de 08/2021 a 01/2023.

O trabalho é resultado dos muitos projetos realizados pela Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa), em parceria com as diferentes jurisdições, visando o aumento de práticas mais sustentáveis no Judiciário tocantinense, alinhados ao Plano de Logística Sustentável e aos Objetivos das Agenda 2030, capitaneados pelo CNJ. Além desta, outras ações vinham sendo desenvolvidas, como o uso responsável da água, o desligamento de aparelhos eletrônicos ao final do expediente, a adoção de impressões frente e verso e o uso consciente de telefones fixos.

E, para auxiliar ainda mais na causa, novas práticas serão adotadas, como a reutilização da água para certas atividades, diminuição do uso de materiais que não são biodegradáveis, aproveitamento de luz solar, com abertura de cortinas, optar por ferramentas como e-mail, Whatsapp, Spark ou Dropbox, em vez do telefone fixo, e impressões e a substituição de copos descartáveis por copos próprios.

“A ação referente à plantação de mudas reveste-se de importância, porque estimula a participação dos moradores da Comarca a se tornarem agentes de preservação do meio ambiente”, destacou o juiz da Comarca de Xambioá, Frederico Paiva Bandeira de Souza.

Fonte: TJTO.

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade