Justiça eleitoral sergipana instala placas fotovoltaicas na sede do tribunal

Você está visualizando atualmente Justiça eleitoral sergipana instala placas fotovoltaicas na sede do tribunal
Foto: Ascom TRE-SE
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) concluiu a instalação das placas fotovoltaicas na sede do Tribunal. O serviço foi iniciado no mês de outubro de 2022 e finalizado na última quarta-feira (8/3). Foram instaladas 1.272 placas, que estão em pleno funcionamento.

O engenheiro Marcos Vinicius Santos Muniz Prado, chefe da Seção de Obras e Serviços de Engenharia (SEENG), destacou a importância dessa ação para a racionalização do gasto público: “A instalação desse sistema tem por finalidade utilizar a energia solar (energia limpa). Com isso, a instituição gera créditos junto à concessionária. Por conta desse crédito, o valor das contas de energia elétrica é diminuído, ou seja, as unidades em que as placas estão instaladas ganham desconto financeiro. Caso haja crédito a mais, esse crédito ainda pode ser abatido em relação às unidades nas quais não se utiliza energia solar, por um prazo de até cinco anos.”

Esse sistema encontra-se em funcionamento, desde 2019, em onze unidades do interior: Capela; Itabaiana; Gararu; Lagarto; Porto da Folha; Simão Dias; Itaporanga; Nossa Senhora do Socorro; Boquim; Estância; e Tobias Barreto. Foram investidos R$ 474.566,66 nas onze unidades e R$ 3.302.864,50 na sede. Estima-se reduzir 60% em relação à conta de energia na sede do Tribunal.
Plano de Logística Sustentável (PLS)

O Plano de Logística Sustentável (PLS), elaborado pelo Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade (NSA), funciona em consonância com a Agenda 2030 da ONU, que estipulou metas denominadas Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. Uma das metas seguidas pelo TRE-SE é o objetivo 12: Consumo e Produção Responsáveis.

O PLS do TRE-SE é o instrumento de planejamento que estabelece institucionalmente práticas de sustentabilidade por meio do monitoramento de indicadores e metas, visando à racionalização do consumo e do gasto público.

As principais iniciativas do projeto são o controle do consumo de água, de energia (com a implantação de placas fotovoltaicas) e de telefonia, além do monitoramento referente ao número de impressões e ao uso de papéis, copos descartáveis e outros materiais.

Fonte: TRE-SE

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade