CNJ premia quatro práticas em Gestão de Pessoas do Judiciário

Você está visualizando atualmente CNJ premia quatro práticas em Gestão de Pessoas do Judiciário
Compartilhe

Iniciativas para garantir o atendimento a áreas remotas, aplicar técnicas de jogos virtuais na ambientação de servidores, capacitar gestores em potencial e agilizar o setor da folha de pagamentos foram escolhidas entre mais de cem práticas inscritas na primeira Premiação de Práticas em Gestão de Pessoas do Poder Judiciário realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os tribunais vencedores serão homenageados durante o II Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário, marcado para acontecer nos dias 13 e 14 de junho, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

As práticas concorreram em quatro categorias criadas para reconhecer ações em Gestão de Pessoas que contribuem para a excelência na prestação dos serviços da Justiça. Ao todo, o CNJ recebeu 153 ações realizados (realizadas) por tribunais brasileiros. As atividades foram selecionadas pela Comissão Julgadora, que utilizou critérios como os resultados obtidos, a viabilidade de replicação em outros órgãos e a criatividade e inovação da atividade à área temática.

Na categoria “Planejamento em Gestão de Pessoas”, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) receberá a premiação pelo trabalho “A permanência e a atratividade de servidores para o atendimento às localidades remotas no interior do Amazonas por meio do teletrabalho”. No tema “Seleção, Ingresso e Lotação de Servidores”, o vencedor foi o Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela atividade “Expedição STJ: experiência de gamificação em curso de ambientação on-line para novos servidores do STJ”. O STJ também foi vencedor na categoria “Acompanhamento e Desenvolvimento de Gestores e Servidores”, com o projeto “Na Trilha da Gestão”. E na categoria “Valorização e Ambiente de Trabalho”, o premiado foi o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª região (TRT7), do Ceará, pela prática “Aplicação de abordagens ágeis de gestão no Setor de Folha de Pagamento”.

files/conteudo/imagem/2019/05/af4aedb32b8ed96b19196b8b3322ad76.png

Encontro de gestores

O Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário foi idealizado pelo CNJ para proporcionar a integração entre os órgãos do Poder Judiciário e compartilhar conhecimentos e experiências entre servidores, magistrados e profissionais da área. Também serve como fórum de debates sobre caminhos para melhorar a eficácia da prestação de serviços da Justiça, alinhados às diretrizes da Política Nacional de gestão de Pessoas no âmbito do Poder Judiciário, nos termos da Resolução CNJ 240/2016.

A norma inclui, entre suas finalidades, o aprimoramento da capacidade de atuação dos órgãos a partir do desenvolvimento profissional dos servidores e suas competências e do favorecimento à cooperação e a definição de mecanismos de governança para assegurar a aplicação da política e o acompanhamento de seus resultados, bem como do desempenho da gestão de pessoas. Na seção de diretrizes, estão contemplados o planejamento em gestão de pessoas; o processo de seleção, ingresso e lotação de servidores; o acompanhamento e o desenvolvimento de servidores e gestores e a valorização e o ambiente de trabalho de magistrados e servidores.

Agência CNJ de Notícias