CNJ e Detran/DF fazem blitz por respeito e segurança no trânsito durante carnaval

Você está visualizando atualmente CNJ e Detran/DF fazem blitz por respeito e segurança no trânsito durante carnaval
Blitz educativa em Brasília divulgou a campanha #BlocodoRespeito. FOTO: Rômulo Serpa/Ag. CNJ
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) começaram, nesta semana, as blitze para conscientizar os foliões sobre a prevenção contra situações de assédio e sobre a violência no trânsito durante o Carnaval. A iniciativa faz parte da parceria entre as instituições no #BlocoDoRespeito. As ações educativas terão a duração de duas semanas e buscam reforçar a importância do respeito, alertas sobre os riscos da embriaguez no trânsito e a prevenção do assédio durante as festas.

Durante as ações, as equipes se unem para distribuir viseiras, adesivos e abanadores em alusão à campanha. A abordagem dura em média um minuto e, a cada blitz, cerca de 150 carros são abordados. Nesse período, o agente de trânsito do Detran e colaboradores do CNJ explicam sobre a companha, fazem alertas e distribuem material de divulgação, enfatizam o Não é Não. “A reação é imediata, na hora dá pra perceber uma receptividade grande, o impacto é visível”, comenta o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do departamento, Miguel Videl.

O encarregado de obra Danilo da Silva Ferreira, de 42 anos, estacionou pacientemente o carro para assistir à apresentação na blitz e receber o material educativo. “Escutei com atenção o recado e sei o quanto o Não é importante. Tenho uma filha e sei o quanto é importante prevenir, despertar a consciência e incentivar o respeito quando a pessoa diz que não quer”, comentou.

O técnico em enfermagem Lucas Henrique Santana, de 28 anos, também ouviu as mensagens, divertiu-se com o repente e elogiou a iniciativa. “Pela experiência que tenho, digo que o melhor mesmo seria que as pessoas que dirigem depois de beber e que cometem assédio testemunhassem a dor causada pela perda de alguém querido e experimentassem o constrangimento de uma abordagem agressiva, inconveniente”, destacou.

Os dias de folia do engenheiro elétrico Aldair Alves de Oliveria, de 42 anos, serão na roça, longe dos blocos de folia. “Prefiro ficar sossegado”, disse o motorista ao ser parado na blitz. Mesmo sem participar das festividades, Aldair enfatizou que “O Não é Não serve para o dia a dia, pro ano todo, e é preciso entender que respeito vale para qualquer hora.”

Parcerias

A campanha #BlocoDoRespeito do CNJ conta também com o apoio de tribunais superiores e regionais, instituições públicas e artistas. A cantora Daniela Mercury e o músico Alok, que integram, no CNJ, o Observatório de Direitos Humanos do Poder Judiciário (ODH), são embaixadores da campanha. Os cantores Bell Marques e Durval Lelys também declararam apoio à iniciativa nas redes sociais. Além deles, a empresária Luiza Brunet – voz ativa na defesa das mulheres -, escolas de samba, prefeituras, empresas e instituições públicas também uniram forças com o Conselho para combater o assédio.

O Santos Futebol Clube, em recente partida contra o Guarani, também aderiu à causa e levou ao campo faixa de divulgação da campanha. Da mesma forma, Inter e Flamengo se comprometeram a apoiar a campanha e atuarem, juntos ao CNJ, pelo respeito e luta contra o assédio.

07/02/2024 CNJ e DETRAN Realizam Blitz Educativa de Carnaval

Texto: Luís Cláudio Cicci
Edição: Beatriz Borges
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade