CNJ comemora avanços na construção de modelos inclusivos nos 2 anos da Rede Equidade

Você está visualizando atualmente CNJ comemora avanços na construção de modelos inclusivos nos 2 anos da Rede Equidade
Compartilhe

Promover ações conjuntas focadas na diversidade de gênero e raça. Esse é principal objetivo da Rede Equidade, que nessa segunda-feira (11/3) celebra dois anos de existência. A iniciativa liderada pelo Senado Federal conta com a participação de mais 23 instituições públicas entre as quais o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que vem contribuindo sistematicamente com a consolidação de um modelo de governança e gestão que favoreça a cultura organizacional inclusiva.

Em dois anos de trabalho junto à Rede Equidade, o Conselho colaborou com a construção do plano estratégico e a definição das diretrizes do grupo. Dentro dessa perspectiva, ajudou na construção do Modelo IDE que, concebido em três eixos, procura aperfeiçoar a promoção da diversidade e equidade no âmbito interno.

Os eixos nos quais o Modelo IDE está fundamentado são Governança e Estratégia; Gestão Inclusiva; e Social. A Governança é subdividida em Estratégia, Liderança e Controle/Accountability – processo que define como os recursos públicos serão geridos por todos os tomadores de decisões e ações. Na Gestão Inclusiva, serão trabalhados aspectos da gerência de pessoas, de contratações, de comunicação e de orçamento. Já na área social, são abordados temas dos direitos humanos e da relação com a sociedade e com o usuário.

No final do ano passado, o CNJ compartilhou as boas práticas do órgão relacionadas ao tema no 2º Seminário de Direitos Humanos na Gestão Pública: diversidade, equidade e inclusão. Na ocasião, a juíza auxiliar da Presidência Lívia Peres, gestora do acordo de cooperação técnica do CNJ junto à Rede, e as representantes do Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho e Atenção Psicossocial (SEQVT) do Conselho, Meg Gomes e Juli Alves, destacaram ações desenvolvidas, como a projeto de Inclusão de estudantes estagiários indígenas no segundo painel dedicado à Gestão inclusiva no setor público.

Uma das ações da rede foi a criação de um repositório acessível e de um cadastro das iniciativas de inclusão pela diversidade e pela equidade. Os projetos ou ações serão concentrados no Portal da Rede Equidade, hospedado na página do Congresso Nacional.

Representantes do Judiciário

Além do CNJ, a Rede conta atualmente com outros representantes do Sistema de Justiça. São eles: o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Conselho da Justiça Federal (CJF), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13/PB), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Texto: Ana Moura
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária