Cerca de 100 participantes debatem orçamento da Justiça da Paraíba

Você está visualizando atualmente Cerca de 100 participantes debatem orçamento da Justiça da Paraíba
Compartilhe

Realização de concurso público, reformulação do PCCR dos servidores, gratificação de produtividade para técnicos e analistas, melhor estrutura física, material de expediente e mobiliário. Essas foram algumas das propostas apresentadas por servidores e magistrados para serem analisadas e, se possível, contempladas com investimentos do projeto orçamentário do Poder Judiciário estadual para 2018. As discussões ocorreram durante a quarta Plenária do II Fórum Orçamentário da 1ª Circunscrição, nesta segunda-feira (31), no auditório do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa.

A Plenária reuniu cerca de 100 pessoas, entre servidores e magistrados convocados. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, fez a abertura oficial do evento, no entanto, deixou para se pronunciar no final do encontro, para responder às questões dos participantes.

O coordenador da Política de Priorização do 1º Grau do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, observou que o Judiciário estadual já percorreu metade do caminho, ouvindo servidores e juízes sobre as prioridades para a proposta orçamentária.

“Fizemos três plenárias anteriores, bem participativas, com todos demonstrando preocupação com uma boa gestão. Temos uma demanda represada em relação ao ano passado, que o atual presidente pretende honrar, cumprir. E, esse ano, o que vem sendo apresentado é, praticamente, uma renovação dos pedidos. As propostas são sempre em relação a concurso, reforma de prédios, estruturação das comarcas e, também, a garantia de direitos dos servidores”, relatou o desembargador Beltrão.

O diretor do Fórum Cível da Comarca da Capital, juiz Carlos Sarmento, disse que “as plenárias do II Fórum Orçamentário são uma oportunidade de ouvir e colocar os problemas que afligem a atividade fim do Judiciário”. Adiantou, ainda, que espera que os pleitos, como aumento do número de servidores e melhorias das condições de trabalho, sejam atendidos da melhor maneira possível dentro do que permite o orçamento.

A presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juíza Aparecida Sarmento, afirmou que as plenárias do Fórum Orçamentário são uma oportunidade de participação do servidor e do magistrado de uma forma direta, democrática, na eleição das prioridades do 1º Grau de jurisdição. “Dessa forma, a participação de todos servirá para demonstrar a realidade do Poder Judiciário estadual e o que cada unidade judiciária precisa para produzir mais e melhor”, enfatizou.

Os representantes dos Sindicatos e Associações dos servidores do Poder Judiciário estadual apresentaram, basicamente, as mesmas propostas com relação à criação de gratificação de produtividade para técnicos e analistas, o respeito à data base, reformulação do PCCR e a necessidade de realização de concurso para o quadro de servidores.

Ao final, o presidente do Tribunal de Justiça fez um apanhado geral sobre as questões levantadas durante a plenária. Acerca das propostas dos presidentes de associações e sindicatos, observou que o Judiciário vem fazendo estudos quanto à implementação das demandas, como a gratificação de produtividade e a, de chefia de cartório.

Quanto às reivindicações da AMPB, o presidente Joás de Brito adiantou que as mesmas estão sendo estudadas pelos setores competentes do Tribunal e estarão na pauta da próxima reunião com a presidente da Associação, agendada para o dia 16 de agosto

Fonte: TJPB