Centro de Pesquisas Judiciais reúne acervo digital sobre o Judiciário

Você está visualizando atualmente Centro de Pesquisas Judiciais reúne acervo digital sobre o Judiciário
Arte: CNJ
Compartilhe

Os estudos produzidos pelo Centro de Pesquisas Judiciais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) estão agora reunidos na Internet, para que a comunidade jurídica tenha acesso às produções acadêmicas. Criado em 2019, sob a direção do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis ​Felipe Salomão, o centro tem a finalidade de realizar análises e diagnósticos sobre problemas estruturais e conjunturais de diversos segmentos da magistratura e do Poder Judiciário.

Salomão explicou que a nova plataforma permite o acesso às notícias do setor e à íntegra de todas as pesquisas feitas pela AMB. “Será um grande diálogo com a sociedade em torno de relevantes pesquisas que já fizemos e que ainda faremos”, avaliou. Ele destacou, ainda, a iniciativa no sentido de contribuir para a transparência do sistema de Justiça e para o fomento de estudos científicos.

O site possui layout e recursos que garantem fácil navegação. Outra novidade é a ferramenta hand talk, que traduz simultaneamente conteúdos em português para a língua brasileira de sinais. O aplicativo tem o objetivo de promover a inclusão social de pessoas surdas. Além disso, o dispositivo atende também a pessoas com deficiência visual.

Pesquisas de qualidade

A presidente da AMB, Renata Gil, acredita que a iniciativa é uma conquista importante para a pesquisa em Direito. “Estamos investindo em novas tecnologias para divulgar um acervo de pesquisas de alta qualidade sobre a magistratura brasileira. A plataforma digital é o caminho que o Judiciário tem buscado para atender às urgências da sociedade, de forma inovadora e eficiente.”

Na página do Centro, é possível conhecer os estudos desenvolvidos pela instituição desde 1996 até as últimas pesquisas coordenadas pelo órgão. Os usuários também podem acessar documentos e principais atualizações sobre o trabalho do centro. Na aba “Institucional”, opção “Conheça o CPJ”, concentram-se as informações sobre a origem do órgão.

As normas internas também estão disponíveis na aba “Regimento Interno”, em que as pessoas interessadas podem conhecer a natureza, objetivos e atividades do Centro. Ao clicar em “Diretoria”, há um redirecionamento para informações relacionadas aos seus quatro integrantes, que estão sob a coordenação do diretor do centro, ministro Luis Felipe Salomão. E ainda há um espaço dedicado aos concursos, no qual ficarão disponíveis os editais e resultados.

É um acervo que reúne dados, análises e diagnósticos obtidos por intermédio de pesquisas e estudos a respeito de problemas estruturais e conjunturais da magistratura. Artigos, livros e revistas também agregam a esse material.​

Fonte: STJ