Cartório Integrado chega à quarta unidade em tribunal baiano

Você está visualizando atualmente Cartório Integrado chega à quarta unidade em tribunal baiano
Compartilhe

Com expectativa de aumento de produtividade em 30%, o quarto cartório integrado do Tribunal de Justiça da Bahia já tem data para iniciar as atividades. A unidade será instalada em 13 de junho, no 4º andar do Fórum Cível Orlando Gomes, anexo ao Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.

Na última quinta-feira (11), o projeto foi apresentado a magistrados e servidores da 1ª, 7ª, 12ª e 13ª Varas de Relações de Consumo, que irão compor o novo cartório.

De 18 a 25 de maio, o expediente será suspenso na 3ª e 9ª Varas Cíveis e na 4ª Vara de Relações de Consumo, que ficam no quarto andar do Fórum Orlando Gomes. O período será destino à mudança: a 3ª e 9ª varas vão para o Fórum Ruy Barbosa, enquanto a 4ª Vara de Relações de Consumo vai para o quinto andar do Fórum Orlando Gomes.

Já o treinamento presencial dos servidores irá contar com oficina prática do sistema SAJ, realizado entre 29 de maio e sete de junho, na sede da Universidade Corporativa, no bairro de Monte Serrat.

O Cartório Integrado apresenta uma revolução na prestação dos serviços da Justiça na Bahia. Todas as varas são digitalizadas, com magistrados e servidores trabalhando em uma nova proposta de tramitação de processos. O resultado é uma resposta mais rápida para as partes.

O primeiro cartório integrado, instalado em agosto de 2016, registrou um aumento de 17,9 % na produção de sentenças das unidades. Após a unificação das varas, entre 22 de agosto de 2016 e fevereiro de 2017, foram registradas 1851 sentenças pelo primeiro cartório integrado.

“Até o início de 2017 foram mais de 25 mil movimentações, incluindo despachos, decisões e sentenças. São números que falam por si e demonstram o ganho na prestação jurisdicional de entrada, em sintonia com o Conselho Nacional de Justiça e com o compromisso pessoal que assumi de priorização do primeiro grau”, afirma a presidente Maria do Socorro Barreto Santiago.

O segundo cartório foi instalado em fevereiro e o terceiro, em abril de 2017.

Fonte: TJBA