Campo Maior é primeira comarca da Justiça piauiense a aderir ao PJe

Você está visualizando atualmente Campo Maior é primeira comarca da Justiça piauiense a aderir ao PJe
Compartilhe

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e coordenador do Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nos tribunais estaduais, Marcelo Gobbo Dalla Dea, esteve nesta segunda-feira (28/3) no Piauí para reuniões e visitas, além de acompanhar o início das atividades do PJe na 2ª Vara Cível de Campo Maior (PI), pioneira na instalação do sistema no estado. Depois de conhecer as instalações e cumprimentar servidores, o magistrado falou sobre o uso cada vez mais corriqueiro da tecnologia na rotina de trabalho do Judiciário.

Para o coordenador do Comitê do PJe nos estados, o maior impacto do PJe se dá nos prazos e no tramite em tempo real dos processos. O desembargador Dalla Dea ressaltou o pioneirismo da Comarca de Campo Maior na implementação do sistema no Piauí e chamou a atenção, ainda, para a necessidade de acompanhar os avanços da tecnologia na busca de uma justiça cada vez mais presente e atuante.

Para o juiz Júlio Garcez a expectativa é que a chegada do PJe vá dirimir a burocracia e otimizar o tempo de serviço dos servidores, que passarão a ser valorizados por seu preparo intelectual e não “meros carimbos”. O magistrado também ressaltou o empenho dos profissionais de TI do TJPI no esmero e dedicação aos trabalhos de implantação do PJe em Campo Maior.

O conselheiro Norberto Campelo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pontuou os esforços das administrações do TJPI e do CNJ em criar condições necessárias para a implantação do sistema no estado, que, na visão de Norberto, trarão as estruturas necessárias à modernização do Judiciário. O conselheiro do CNJ salientou também a importância da dedicação do setor de TI para a materialização do PJe no Piauí.

Preparação – O desembargador Dalla Dea foi recebido pelo presidente do TJPI, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, e pelo corregedor-geral, desembargador Sebastião Ribeiro Martins. Também estiveram presentes à reunião o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, coordenador do Plano Estratégico para Tecnologia de Informação e Comunicação (Petic) do TJPI e demais desembargadores que compõem o Pleno do TJPI. Durante o encontro, o desembargador Dalla Dea ficou a par da preparação para a chegada do PJe ao Piauí e sobre as expectativas e projeções dos próximos passos do sistema.

O presidente do TJPI lembrou o planejamento e a preparação do TJPI para a chegada do PJe, com o investimento na renovação do parque tecnológico e o empenho da TI. O desembargador Eufrásio também louvou o empenho do magistrado Júlio Garcez, o qual classificou como um entusiasta do uso da tecnologia como ferramenta para melhoria da prestação jurisdicional.

Fonte: TJPI