Sistema coleta dados de audiência de conciliação no tribunal do Amapá

Você está visualizando atualmente Sistema coleta dados de audiência de conciliação no tribunal do Amapá
Compartilhe

Técnicos do Departamento de Sistemas do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) desenvolveram aplicação para gerir todos os dados e as estatísticas das audiências conciliatórias pré-processuais realizadas no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Fórum de Macapá. Foram sete meses de trabalho. Há anos, a Justiça local realiza audiências pré-processuais, sem, contudo, existir um banco de dados sobre a modalidade de audiência. O primeiro registro ocorreu no dia 8 de março.

A instrutora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJAP, Sônia Ribeiro, explicou as antigas dificuldades para levantar dados, relatórios e estatísticas. Tudo era feito à mão e as informações ficavam em livros manuscritos. Com o novo sistema, as informações ficarão armazenadas digitalmente e utilizadas quando necessário. “Com a entrada do novo Código de Processo Civil, todos os tribunais terão que se adequar a essa realidade”, afirmou.

Um dos beneficiados com o novo sistema é o Procon-AP, que diariamente, em razão de convênio com o TJAP, ocupa as instalações do fórum para agilizar suas demandas pré-processuais. A assessora jurídica do órgão, Eliane Albuquerque, frisou benefícios sobre o controle das demandas pré-processuais do Procon. “Esse instrumento vai nos ajudar significativamente”, declarou.

O Cejusc do Tucujuris, nome da nova ferramenta vinculada ao sistema processual eletrônico do TJ, contempla entre outros quesitos o cadastramento da demanda, o pedido, o termo de audiência e a homologação do acordo pela juíza coordenadora, além de prestar serviços à cidadania por meio da “Guia de Encaminhamento” ao órgão responsável. A novidade do Cejusc do Tucujuris é que o magistrado pode realizar audiências pré-processuais itinerantes a partir de computador com internet. Entre as vantagens, o sistema reduz o volume de papel, o que reflete em economia de recursos financeiros e de espaço físico.

Fonte: TJAP