Campanha de prevenção ao glaucoma tem apoio do Tribunal do Trabalho no Paraná

Você está visualizando atualmente Campanha de prevenção ao glaucoma tem apoio do Tribunal do Trabalho no Paraná
Foto: Reprodução/CSJT
Compartilhe

A parte externa edifício Rio Branco, sede do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), está iluminada na cor verde entre os dias 3 e 28 de maio, em apoio à campanha de conscientização “24 Horas pelo Glaucoma”, coordenada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O edifício Rio Branco fica na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, no Centro de Curitiba (PR).

A ação faz parte de uma iniciativa que envolve também o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para incentivar o diagnóstico e o tratamento precoce da doença. De acordo com o CBO, o glaucoma atinge hoje cerca de 65 milhões de pessoas no mundo todo e é a causa por trás de 4,5 milhões de casos de perda total da visão.

No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas sofrem do problema e metade delas desconhece a condição, uma vez que o transtorno evolui de forma silenciosa, sem causar dor ou incômodo na fase inicial. Ainda segundo o CBO, o problema é crônico e não tem cura, mas pode ser controlado na maioria dos casos com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido o diagnóstico da doença, maiores as chances de não haver perda da visão.

Fonte: TRT9