Blog inventa frases e muda contexto de fala do ministro Gilmar Mendes

Você está visualizando atualmente Blog inventa frases e muda contexto de fala do ministro Gilmar Mendes
Foto: STF
Compartilhe

Um blog chamado “Diálogo com Victoria Bacon” publicou, nesse sábado (23/4), uma nota, reproduzida nas redes sociais, que inventou frases do ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), além de mudar o contexto de outra declaração. O Supremo alerta para a importância de se confirmar informações em sites idôneos para não repassar ou difundir notícias falsas.

No texto, o blog publicou um parágrafo completamente falso, com uma declaração jamais dada pelo ministro: “Em entrevista à Folha e ao UOL, o ministro do STF Gilmar Mendes, que é o mais antigo entre os componentes da Corte Suprema, disse a jornalistas que Bolsonaro armou uma cilada contra a Democracia Brasileira e que usou a ‘Graça’ ou indulto ao deputado Daniel Silveira para provocar uma ruptura institucional que poderá ter efeitos catastróficos e um possível Golpe. ‘Temos que nos unir. O STF deve ser o guardião da Constituição e barrar a decisão de Bolsonaro. Nós, os ministros, temos que proteger o BR’.”

A íntegra da entrevista concedida à jornalista Daniela Pinheiro, colunista do UOL, deixa claro que o ministro falou com o veículo antes do decreto presidencial que concedeu graça ao deputado Daniel Silveira.

Em outro momento do texto, o blog mudou o contexto de uma frase sobre resistência das instituições dita pelo ministro como se ele estivesse se referindo à graça concedida ao deputado. O blog acrescentou outra informação falsa, que não fez parte da real entrevista ao UOL: “Gilmar disse que vem conversando com os ministros do STF, após a decisão do Presidente e eles disseram que o STF será a resistência contra qualquer ato de Bolsonaro que atinja à democracia.”

Na verdade, a jornalista Daniela Silveira relatou que, depois da entrevista, ela voltou a falar com o ministro Gilmar Mendes por telefone sobre Daniel Silveira, mas a resposta foi: “Não é o momento de se comentar isso. A Corte precisa se reunir, precisa estar junta, porque essa votação de quarta-feira já foi muito difícil.”

#VerdadesdoSTF

A série #VerdadesdoSTF foi criada para conscientizar a sociedade sobre a importância da checagem e evitar a propagação de notícias falsas sobre o STF e seus ministros. Nela, informações falsas ou deturpadas atribuídas a STF e a ministros e ministras são objeto de correção.

Após a publicação desta nota de desmentido, o texto do blog foi alterado para exclusão das frases falsas atribuídas ao ministro.

Fonte: STF

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade