Tribunal do DF alerta para tentativa de golpes em supostos processos criminais

Você está visualizando atualmente Tribunal do DF alerta para tentativa de golpes em supostos processos criminais
Arte: TRT4
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) alerta que criminosos têm enviado e-mails que mencionam processos criminais em nome das vítimas e informam sobre possível audiência, sem data nem local definido. Tais envios têm contatos de pretensos advogados como remetentes.

Esses e-mails fraudulentos contêm um link para consultar o suposto processo. Esse link leva para um programa que, segundo as orientações dos criminosos, deve ser baixado ao custo aproximado de R$ 100.

Essas mensagens são uma tentativa de golpe, uma vez que, ao se consultar o PJe, não constam processos com o CPF ou o nome das pessoas. O tribunal ressalta que o contato com o órgão deve ser feito apenas por meio dos canais oficiais de comunicação, Ouvidoria do TJDFT (0800-61-46466, das 12h às 19h, em dias úteis) e o Alô TJ (159). A pessoa não deve ligar em qualquer número que esteja nesses documentos e e-mails ou clicar em links, sem uma prévia confirmação.

Outra orientação importante é pesquisar na internet os números dos telefones informados em documentos ou e-mails recebidos. É comum haver registro sobre eles nos sítios eletrônicos de reclamação. Verificado que se trata de fraude, relate o fato, nestes mesmos sites, para ajudar outras possíveis vítimas.

Caso a comunicação recebida lhe oriente clicar em determinado endereço de internet, observe a extensão das páginas indicadas. Os sites de internet de órgãos públicos oficiais brasileiros tem endereços que terminam em .jus.br (Poder Judiciário), .gov.br (Poder Executivo) e .leg.br (Poder Legislativo).

Outros tipos de golpes

Entre os golpes aplicados, consta também o envio de falsos boletos bancários com cobranças realizadas, supostamente, em nome do TJDFT. Se você receber um boleto de cobrança em nome do Tribunal, confira o endereço indicado e pesquise na internet sobre os dados bancários existentes. Ao identificar que se trata de golpe, registre um boletim de ocorrência junto à autoridade policial, podendo fazer de forma eletrônica, caso essa modalidade esteja disponível, uma vez que esses registros ajudarão nas investigações.

Quem tem processo tramitando pelo Juízo 100% Digital, realizada os atos e recebe as comunicações judiciais por meio eletrônico, no endereço ou telefone que informado pelas partes e representantes. Nesses casos, é importante verificar se as comunicações são provenientes da Vara na qual o seu processo está tramitando e, em caso de dúvida, conferir a autenticidade dos links enviados com a própria Vara, por meio do Balcão Virtual.

Fonte: TJDFT

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade