Balcão Virtual: participantes do programa são homenageados pelo presidente Fux

Você está visualizando atualmente Balcão Virtual: participantes do programa são homenageados pelo presidente Fux
Homenagem aos atendentes do Balcão Virtual do CNJ, na 340ª Sessão Ordinária. FOTO:G.Dettmar
Compartilhe

Um dos principais produtos do Programa Justiça 4.0, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o trabalho do Balcão Virtual nos tribunais brasileiros foi homenageado nesta terça-feira (19/10), na abertura da 340ª Sessão Plenária do CNJ. A criação da ferramenta permitiu o acesso remoto direto e imediato dos usuários dos serviços de Justiça com o balcão de atendimento das unidades judiciárias, no horário de atendimento ao público, evitando que a população tivesse que sair de suas residências durante o período de pandemia da Covid-19, para obter informações relativas aos seus processos.

A supervisão do funcionamento da plataforma de videoconferência – que se comunica com o setor de atendimento das varas – foi feita por uma força-tarefa, integrada por servidores e colaboradores que, sob a supervisão do Departamento de Tecnologia da Informação e da Comunicação (DTI), atuaram na validação da implantação do Balcão Virtual nas cortes.

O presidente do Conselho, ministro Luiz Fux, citou nominalmente as 35 pessoas integrantes da equipe do CNJ que trabalham diretamente com o programa e que realiza, de maneira virtual, visitas em cada uma das unidades, verificando o funcionamento efetivo da ferramenta.

Instituído pelo CNJ em fevereiro, o Balcão Virtual torna permanente o acesso remoto aos serviços da Justiça às secretarias das varas em todo o país. Assim como ocorre com os balcões físicos, e nos mesmos horários de atendimento, é possível conseguir obter informações sobre processos judiciais. Por meio do computador, celular ou tablet.

A informatização dos serviços do Poder Judiciário é um dos eixos da gestão do presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, para aumentar a agilidade e eficiência na prestação de serviços, reduzir custos e melhorar o acesso à Justiça.

Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados