Assédio: tribunal catarinense garante confidencialidade e acolhimento às vítimas

Você está visualizando atualmente Assédio: tribunal catarinense garante confidencialidade e acolhimento às vítimas
Foto: Ascom TJSC
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) marcou um avanço significativo no combate ao assédio e à discriminação com a recente inauguração da Sala das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e todas as formas de discriminação (CPEAMAS), ocorrida no final de outubro (31/10). A solenidade, comandada pelo então presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, revelou a importância estratégica desta nova unidade para a promoção de um ambiente laboral digno e saudável.

Localizada no 13º andar da Torre I do TJSC, a sala foi cuidadosamente projetada com vistas na confidencialidade e no acolhimento das pessoas que lá buscarão apoio e orientação. Com dois espaços distintos, um dedicado às atividades administrativas das CPEAMAS e outro direcionado ao atendimento de vítimas e envolvidos em casos de assédio e discriminação, o ambiente foi concebido como um local de escuta humanizada e acolhimento.

Segundo disse o presidente da corte na ocasião, mais do que uma entrega física, a inauguração representa um compromisso com a transparência, o diálogo, o respeito e a promoção de um ambiente laboral saudável.

O presidente da CPEAMAS de 2º grau, desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo, ressaltou o compromisso do Judiciário catarinense com políticas públicas: “O objetivo é tratar o nosso servidor e o nosso magistrado de forma humana, e eu acho que isso é a materialização desse desafio. É aqui (na sala inaugurada) que a gente pode dar esse atendimento de forma humanizada”, afirmou o desembargador.

Nesse mesmo caminho trilhou o presidente da CPEAMAS de 1º grau, juiz Fernando Vieira, por ocasião do descerramento da fita inaugural da nova sala. “Esse é um espaço especial. Temos ainda muitos desafios e questões a serem tratadas, é verdade, mas estamos achando o nosso caminho. E digo a comissão, não as comissões, porque entre a gente (1º e 2º graus) existe esse diálogo fácil, franco e honesto para a resolução de todos os nossos problemas”, explicou o magistrado.

E, de forma efetiva, a iniciativa abrange as comissões de 1º e 2º graus, compostas de diversos membros ligados ao Judiciário, em busca de um ambiente de diálogo, cooperação e respeito mútuo.

“A Sala das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio representa um passo firme em direção a um ambiente laboral mais saudável, seguro e respeitoso para todos os envolvidos no universo judiciário”, garante Liara Mirna Souza Nunes da Silva, secretária da CPEAMAS. Esta nova estrutura, esclarece a servidora, destaca-se não somente pela sua localização estratégica e sigilosa, mas também pela sua concepção humanizada, ao oferecer um espaço de acolhimento e escuta atenta àqueles que buscam apoio diante de situações de assédio e discriminação.

Fonte: TJSC

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária